Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Enel Distribuição registra mais de 33 mil raios nos três primeiros meses de 2017 no Ceará

A Enel Distribuição Ceará registrou, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 33.512 raios somente de janeiro até quarta-feira (5) no estado. Só no mês de abril já foram registradas 1.105 descargas no Ceará.

Granja foi o município com a maior incidência de raios no ano (2.105); seguido de Santa Quitéria (1.520) e Sobral (1.029). O número de raios em 2017, de janeiro até quarta-feira (5), teve um aumento de 48%, se comparado com o número registrado no ano passado, que foram 22.596 descargas.

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Enel por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.

Veja cuidados durante tempestade:

Dentro de casa: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. Evitar consertos de instalações elétricas e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.


Fora de casa: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: G1