Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2017

Parte de casa desaba com tremor de terra e deixa idosa ferida no Ceará

O município de Santana do Acaraú, na região no Norte do Ceará, registrou um novo tremor de terra que assustou os moradores na madrugada desta quinta-feira (9). Parte de uma residência desabou, deixando uma idosa de 68 anos ferida. Este foi o terceiro registro de tremores na cidade desde domingo (5).
Segundo o titular da Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil, Arakém Vasconcelos, os tremores foram relatados nas localidades de Paus Brancos, Alto da Liberdade, Conjunto Veneza e Lagoa do Serrote. Moradores da cidade relataram tremor no chão, e algumas casas ficaram com pequenas rachaduras.
A casa que desabou fica localizada na Rua João Belchior de Holanda, no Bairro Veneza. No momento do tremor, um casal de idosos, de 78 e 68 anos, estava dormindo e sentiu o tremor.
Conforme Ana Nádia, que é filha do casal, eles ouviram um barulho vindo do telhado e notaram o chão tremer. Logo em seguida, o teto caiu sobre os idosos, que não conseguiram sair a tempo do quarto.
Na casa estavam outras três pessoas, que socorreram as vítimas após o incidente. Maria Viana Rodrigues, 68, teve ferimentos nas pernas, braços e na cabeça. Apesar do susto, a mulher não precisou ser hospitalizada e passa bem. O idoso João Bosco Rodrigues, 78, não ficou ferido.
A Defesa Civil de Santana do Acaraú foi ao local para analisar a situação da residência. Outros cômodos tiveram rachadura, mas o imóvel não foi interditado. Moradores da casa contrataram pedreiros para construir o quarto novamente.
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte informou que deve divulgar até esta sexta-feira (10) a magnitude do tremor ocorrido nesta quinta.
Histórico

A cidade de Santana do Acaraú registrou um outro tremor na segunda-feira (5). Já no último domingo (4), o tremor de terra registrado em Santana do Acaraú atingiu a magnitude 2,7 graus, de acordo com o laboratório da UFRN. O abalo foi o maior do Ceará neste ano.

Desde 2008, o Laboratório registrou mais 3.000 tremores na região Norte do Ceará. O mais forte deles foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4,3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.


Fonte: G1