Páginas

segunda-feira, 27 de março de 2017

Chuvas com raios e ventos devem ocorrer em 68 cidades do CE, diz Inpe

Em sessenta e oito municípios do Ceará deverão ocorrer, nos próximos três dias, precipitações de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. O alerta é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em relação a cidades do litoral oeste e Região Norte do estado.  Em março, o nível de chuvas no estado (203.7 mm) já superou a média histórica do período (203.4 mm), segundo a Fundação Cearense de meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o Inpe, na terça (28) e quarta-feira (29), a probabilidade de chover em Fortaleza é baixa, de 5% e 7%, respectivamente. Na quinta (30) e sexta-feira, as chances de chuvas sobem para 30% e 20% na capital cearense.  Já  no fim de semana, o Inpe prevê 80% de probabilidade de chuvas no sábado (31) e domingo (1º). Nesses dias, o Instituto prevê chuva de curta duração que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia .
Nesta segunda-feira (27) choveu em 64 dos 183 municípios cearenses. As maiores precipitações ocorreram  em Russas (50.3 mm), Viçosa do Ceará (41.0 mm), Ibiapina (38.0 mm), Horizonte (36.0 mm), Beberibe (35.0 mm), Santa Quitéria (34.0 mm), Eusébio (33.0 mm), Meruoca e Ipu (32.0 mm) e Aquiraz (29.0 mm).  Das 7h de domingo (26) às 7h desta segunda-feira (27), choveu 18.00 mm em Fortaleza.
Reservatórios
Seis açudes do Ceará já atingiram a capacidade máxima de armazenamento. Dos açudes que atingiram a capacidade máxima, cinco são monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), são eles: São Pedro Timbaúba, na cidade de Miraíma; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Valério, em Altaneira; e Maranguapinho, em Maranguape. O açude Santo Antônio do Pitaguary, em Maracanaú, também sangrou, mas não faz parte do monitoramento da Companhia.

O açude Santo Antônio do Pitaguary sangrou no sábado (25). No domingo (26), foi a vez do açude São Pedro Timbaúba, localizado na cidade de Miraíma, na Região Norte do Estado, atingir 100% do volume. O açude sangrou após seis anos de estiagem.
Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, 137 estão com a capacidade abaixo de 30%. Entre eles está o Castanhão, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, que está com menos de 6% do volume.
Fonte: G1