Páginas

sábado, 11 de março de 2017

Águas do São Francisco chegam a Paraíba. Ceará na fila de espera

O presidente Michel Temer inaugura neste sábado o eixo leste da Transposição do Rio São Francisco na cidade de Monteiro, na Paraíba. As águas foram liberadas na tarde dessa quinta-feira (9), quando técnicos fizeram testes para a liberação da água. Os moradores locais ignoram o presidente Temer e agradecem o ex-presidente Lula (PT) pela obra.
Temer já se encontra na Paraíba desde a manhã desta sexta-feira (10), e esteve em Campina Grande, assinando ordem de serviço para obras na BR-230. Temer foi a Sertânia, no Sertão pernambucano, última cidade do Estado a receber a Transposição e única beneficiada.
Lá,  há uma semana o reservatório de Barreiros vazou. Antes, Temer inaugurou o eixo leste do projeto, onde foi recebido por protesto.
No eixo leste, a água do São Francisco é captada em Floresta, no Sertão pernambucano, e vai até Sertânia. De lá, vai para o açude de Poções, em Monteiro. Depois, a água seguirá pelo Rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande.
A transposição era esperada desde o período do Império e foi promessa de presidentes anteriores. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 96,89% do eixo leste estão concluídos até agora. Quando Temer assumiu a presidência interinamente em maio, a obra estava com 84,4% de conclusão nesse trecho.
Já o eixo norte, que beneficiará o Estado do Ceará, está com obras paradas há mais de seis meses em um trecho, e com 94,52% estão concluídas. Porém, não há previsão prática para retomar a construção – embora o ministério espere assinar o contrato ainda este mês e Temer tenha prometido entregá-lo até o fim do ano. Na licitação, duas empresas já foram desabilitadas. A obra custou até agora mais de R$ 8 bilhões.
Fonte: Ceará Agora