sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Rede Peteca: Ministério Público e APDMCE realizam primeira capacitação do ano

Gestores municipais de Educação do Estado participaram, nos dias 20 e 21 de fevereiro, da 9ª Oficina dos Coordenadores Municipais do Peteca (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente). O Programa, realizado pelo Ministério Público do Trabalho – MPT 7ª Região, tendo como parceira a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), visa fortalecer uma rede estadual de prevenção e combate para erradicação do trabalho infantil no Ceará.
O evento, realizado no auditório da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), foi a primeira capacitação de 2017 do Programa. De forma colaborativa, formativa e mobilizadora, os encontros visam contribuir para que os gestores atuem diretamente com adolescentes da rede escolar municipal e suas famílias, discutindo a temática do trabalho infantil e incentivando a denúncia e o encaminhamento dos casos para a rede de atendimento.
A primeira capacitação do ano também serviu para realizar uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2016 e o planejamento das atividades para 2017. Durante o evento, foi ainda apresentado o kit mobilizador da campanha Chega de Trabalho Infantil, uma iniciativa voltada principalmente para promover um maior engajamento nas redes sociais sobre o assunto. Vale destacar que a atual presidente da APDMCE é a primeira-dama do município de Acopiara, Rosa Almeida.