Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Segunda edição da Primeira Liga começa nesta terça

A Primeira Liga terá início hoje. O torneio surgiu a partir dos clubes, que resolveram criar um torneio 100% organizado por eles, sem interferência da CBF. É uma possibilidade de surgimento de uma liga forte, que seria, no futuro, uma alternativa ao Campeonato Brasileiro.

Hoje, o clube já conta com participações de clubes dos três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e, neste ano, do Ceará.

O torneio surgiu para recriar a Copa Sul-Minas, antes organizada pela CBF. O torneio teve três edições seguidas, em 2000, 2001 e 2002. Em todas, tivemos participação dos três estados do Sul mais Minas Gerais. No primeiro ano, o América-MG foi campeão em cima do Cruzeiro. Em 2001, o Cruzeiro foi campeão em cima do Coritiba. 

Já em 2002, em forma ampliada, como aconteceu em todos os torneios regionais, as 16 equipes participantes (quatro de cada estado) jogaram todas contra todas, classificando os quatro primeiros para as semifinais. Na decisão, o Cruzeiro enfrentou o Atlético-PR e venceu as duas partidas.

Em 2016, a Copa Sul-Minas voltou nesse novo formato, organizado pelos clubes. Contudo, com a briga de Flamengo e Fluminense com a Federação do Rio, o torneio foi ampliado e chamado de Copa Sul-Minas-Rio, nome que ainda é usado, organizado pela Primeira Liga, cujos clubes são os mandatários.

Ano passado foram 12 os participantes. Flamengo e Fluminense (Rio), América, Atlético e Cruzeiro (Minas), Grêmio e Internacional (Rio Grande do Sul), Atlético e Coritiba e (Paraná), Avaí, Criciúma e Figueirense (Santa Catarina). Em torneio de tiro curto, o Fluminense venceu o Atlético-PR na final e foi o primeiro campeão.

Na edição deste ano, no entanto, apesar de ampliada para 16 clubes, já houve uma ruptura. Atlético-PR e Coritiba não aceitaram a divisão das cotas de televisão e abandonaram o torneio. 

Neste ano os participantes são: Ceará (Ceará), América, Atlético e Cruzeiro (Minas Gerais), Londrina e Paraná (Paraná), Flamengo e Fluminense (Rio de Janeiro), Brasil de Pelotas, Grêmio e Internacional (Rio Grande do Sul), Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville (Santa Catarina). Contudo, os participantes da Liga são bem mais amplos.

Neste momento, 21 clubes já fazem parte da Liga, representando oito estados da Federação. São eles: Ceará (Ceará), Atlético (Goiás), Luverdense (Mato Grosso), América, Atlético, Cruzeiro e Tupi (Minas Gerais), Atlético, Coritiba, Londrina e Paraná (Paraná), Flamengo e Fluminense (Rio de Janeiro), Brasil de Pelotas, Grêmio e Internacional (Rio Grande do Sul), Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville (Santa Catarina). 

O torneio começa nesta terça com o jogo entre Fluminense e Criciúma, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O Fluminense é o atual campeão do torneio e o Criciúma participa pela segunda vez seguida no torneio. No grupo A, Internacional e Brasil de Pelotas completam a chave.
Fonte: Redação PLACAR