Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PREFEITURA DE ACOPIARA: Máquinas do Pac recebem reparos e novos pneus.

O prefeito Antônio Almeida após a constatação de que as máquinas doadas pelo PAC 2 ao município durante a gestão anterior foram deixadas em situação de total desmonte, inclusive algumas delas sem pneus e baterias, autorizou de imediato os reparos no maquinário e a compra de pneus novos para dar condições de trafegabilidade aos equipamentos.
Com os reparos, o município poderá dar continuidade ao trabalho de recuperação das estradas da zona rural, além de possibilitar o acesso à água, principalmente nas localidades em situação emergencial de seca e que hoje dependem dos carros pipas.
Segundo o prefeito, não se justifica o abandono em que este maquinário foi encontrado, por serem equipamentos novos que foram entregues pelo Governo Federal ao município por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
“Percebemos a falta de zelo, de cuidado pelo patrimônio que é do povo e deveria estar em condições de servir ao povo: cortando e refazendo estradas, levando água a quem mais precisa e simplesmente foram abandonados e sucateados, e o que mais chama a nossa atenção é que as estradas da zona rural não vinham recebendo reparos e muitas localidades há meses não recebiam os carros pipas, portanto, permitindo o nosso questionamento sobre como e onde estas máquinas estavam sendo utilizadas” observou o prefeito.
Sobre o Pac 2
O chamado PAC 2 é uma nova fase do PAC e tem propostas novas para acelerar crescimento do País. Entre os objetivos do PAC2 destacam-se: universalização do acesso à energia elétrica e à água tratada no campo e na cidade; ampliação da agricultura irrigada; revitalização de bacias hidrográficas; ampliação do acesso à habitação; expansão das malhas rodoviária e ferroviária e sua integração com portos, hidrovias e aeroportos; e conservação das estradas vicinais, importantes para o escoamento da produção e para a segurança do tráfego nos pequenos municípios.
As ações do MDA, responsável pela operacionalização do PAC2 equipamentos, dotou as administrações municipais de meios para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais na zona rural de municípios com predominância de agricultores familiares e para mitigação dos efeitos da seca nas regiões do semiárido.
O Comitê Gestor do PAC lançou a ação de aquisição de máquinas e equipamentos para a recuperação de estradas vicinais por meio da compra direta de RETROESCAVADEIRA, MOTONIVELADORA E CAMINHÃO CAÇAMBA, e ainda de PÁ CARREGADEIRA E CAMINHÃO PIPA para os municípios do semiárido.


Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara