Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2017

Fifa mantém postura e só considera Mundiais a partir de 2000

A Fifa parece ter reacendido aquele velha discussão sobre Mundial e Intercontinental. Ao Estado de São Paulo, a entidade máxima do futebol mandou um comunicado reiterando que são considerados títulos mundiais o de 2000, vencido pelo Corinthians, e os que aconteceram a partir de 2005.
“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”.
“Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes das Fifa, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”.
Dessa forma, a entidade considera que apenas três clubes brasileiros são campeões mundiais: São Paulo, em 2005, Internacional em 2006 e Corinthians, em 2000 e 2012. Com essa contagem, o Alvinegro é considerado o maior campeão mundial entre os clubes sul-americanos.
Se for contado também o Intercontinental, campeonato que antecedeu o Mundial de Clubes da Fifa, o Tricolor é o maior vencedor, com três conquistas, seguido por Santos e Corinthians, com duas. Flamengo e Grêmio também venceram a antiga competição.
Fonte: Esporte Interativo