Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Eleição 2018: Lula lidera cenários do 1º turno. Marina sai frente no 2º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários do primeiro turno da corrida pela Presidência da República nas eleições de 2018, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, realizada nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016, com 2.828 entrevistados. A sondagem foi feita antes, portanto, do vazamento da delação premiada de um executivo da Odebrecht que nomina os principais caciques do PSDB e PMDB por suposta recebimento de propina.
Lula, citado em delações premiadas e nas investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro do sistema Petrobras, continua como alternativa do PT ao Palácio do Planalto e, caso não seja condenado, estará na briga pela sucessão presidencial.
Além de Lula, aparecem, com destaque nos diferentes cenários da pesquisa do Datafolha, os nomes da ex-senadora Marina Silva, que venceria qualquer adversário no segundo turno, e o tucano Aécio Neves. O juiz Sérgio Moro, que comanda a Operação Lava Jato, é citado em uma das simulações por 11% dos entrevistados, empatado, em terceiro lugar, com o tucano Aécio Neves.
De acordo com os números da pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu nas simulações de primeiro turno na comparação com o levantamento anterior do instituto de pesquisa, realizado em julho, mas perderia a eleição para Marina em um eventual segundo turno por uma diferença de nove pontos.
Quanto às simulações desegundo turno, na disputa contra adversários do PSDB, Lula oscilou positivamente e teria pequena vantagem numérica em disputas contra o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o ex-governador e atual chanceler José Serra ou o senador Aécio Neves.
Com essas situações, o quadro é de empate técnico uma que a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.  Conforme os números do Datafolha, nenhum dos três tucanos obteve elevação nas intenções de voto, tanto em cenários de primeiro como de segundo turno.
A ex-senadora Marina Silva, que concorreu à eleição presidencial de 2010 e 2014, aparece como segundo colocada – com folha, quando são montados os cenários com Alckmin ou Serra.  Contra Aécio,Marina tem 15% das intenções de voto. Aécio, nesse cenário, assurge com 11%;
O Datafolha incluiu, ainda, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, que empatanumericamente com Marina, aparecendo no segundo posto, com 11%.
Quando à intenção de voto em um segundo turno contra os tucanos, a dianteira de Marina é de pelos menos 20 percentuais. Essa é a margem contra Serra (47% contra 27%).O desempenho da ex-senadora, que nunca disputou um segundo turno presidencial, teve poucas oscilações em relação ao último levantamento de julho.
O Datafolha apurou, ainda, a rejeição aos nomes que hoje são citados como pré-candidato ao Palácio do Planalto. O campão de rejeição é o presidente Michel Temer (45%), que diz não ser candidato, seguido do ex-presidente Lula (44%) e do senador Aécio Neves (30%). Entre os entrevistados, a rejeição a Temer chegou a 45%, contra29%, em julho. A pesquisa do Datafolha, realizada nos dias 7 e 8 deste mês, entrevistou2.828 eleitores, tem margem de erro de dois pontos, com nível de confiança de 95%.