Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2016

Cerca de 9 milhões de pessoas deixaram de ser católicas no Brasil, aponta Datafolha

No dia em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo, figura central do Cristianismo, uma pesquisa divulgada pela Datafolha, e divulgada em matéria na Folha de São Paulo, neste sábado (24), indica a redução do número de católicos no Brasil. De acordo com os dados apresentados, de outubro de 2014 a dezembro de 2016, pelo menos 9 milhões de fiéis ou 6% dos brasileiros menores de 16 anos deixaram a religião.
Se há 2 anos, 60% se declarava católico; neste ano são apenas 50%. Como a porcentagem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, a queda foi de no mínimo 6 e de no máximo 14 pontos percentuais, o que representaria, no último extremo, mais de 20 milhões de fiéis.
A redução do número de católicos não tem sido acompanhada, no entanto, por uma expansão no número de evangélicos. A fatia dos que afirmam não ter nenhuma religião, essa sim mais que dobrou no mesmo período - de 6% para 14%.
Os sem-religião podem incluir católicos não praticantes ou evangélicos que preferem não declarar sua filiação.
O Datafolha ouviu 2.828 brasileiros maiores de 16 anos selecionados por sorteio aleatório, em amostragem representativa da população. Feita em 174 municípios, ela tem um nível de confiança de 95%.
Fonte: Diário do Nordeste