Foi realizada nesta sexta-feira (23), mais uma entrevista com coordenadores da equipe de transição do prefeito eleito Antônio Almeida Neto. Desta vez foi na área da Cultura, Meio Ambiente e Infraestrutura. Os entrevistados foram Fábia Almeida e Dr.Teixeira.
Na Cultura e Meio Ambiente, a coordenadora Fábia Almeida comentou que infelizmente o que se viu em todos os setores analisados foi uma realidade de total abandono e um grande desmonte em nosso município, onde até mesmo o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), mostrou isso através de seus relatórios.
Na Secretaria de Cultura, a equipe de transição encontrou uma Secretaria sem inovações, sem projetos fixos para o público alvo crianças e adolescentes, onde muitos projetos estavam somente no papel e sem nenhuma ação concreta.
Ficou impressionada com a situação do estádio municipal, onde foi deixada uma verba para sua reforma e melhoramento, mas que nada foi feito, pelo contrário, com o abandono do local por parte da prefeitura, o local virou ponto de consumo de drogas. Local este que seria para a prática do esporte e com isso iria tirar muitos adolescentes do mundo das drogas, hoje, com o abandono virou ponto de encontro das drogas, de acordo com o que comentam os populares residentes próximos.
As bibliotecas municipais, sendo uma na Sede e outra em Trussu, deixam muito a desejar, principalmente a de Trussu que nunca poderia ser chamada de biblioteca, pois não tem nenhuma estrutura para funcionar.
O município não dá apoio a competições esportivas, teatrais ou musicais, onde Acopiara é rica em artistas.
No Meio Ambiente, o Viveiro Municipal está totalmente abandonado. Ele é um dos dois únicos existentes no Ceará e tem como finalidade o reflorestamento. Foi implantado na gestão passada de Antônio Almeida, que na época recebeu dois prêmios "Selo Verde".
Atualmente o município prefere alugar plantas do que produzi-las no próprio viveiro municipal.
Fábia Almeida encontrou muitos projetos no papel, mas nenhum em prática. Não existe nenhum plano municipal de saneamento básico e nenhum plano municipal de meio ambiente, onde será o grande desafio da próxima administração de resgatá-los.
Comentou que infelizmente o prefeito eleito Antônio Almeida, vai começar com uma administração sem ter informações essenciais para dar início aos primeiros atos da nova gestão, pois não foram repassadas as informações solicitadas. Mas tem a certeza de que esses grandes desafios serão superados.
Na Infraestrutura, o engenheiro civil Dr. Teixeira fez um balanço geral deste setor.
Disse que não existiu transição e nem transparência no repasse das informações e não encontrou nenhum documento na Secretaria de Infraestrutura.
Houve um bloqueio, pois tudo que foi pedido, a equipe do atual prefeito Dr.Vilmar, colocava dificuldades e não cediam os documentos.
Na Garagem Municipal encontrou veículos sendo "matados", para que se retirassem peças para serem colocadas em outros veículos, onde até mesmo o TCM constatou isso.
Não encontrou pneus novos, como existe em uma licitação de quase Um milhão de reais. Não foram encontrados veículos com pneus novos, pelo contrário, os carros estavam com os pneus "carecas".
Recebeu denuncias de que as máquinas do PAC estavam realizando serviços particulares e ele Dr.Teixeira foi averiguar pessoalmente e constatou a veracidade das denúncias.
Não existia controle nenhum no Setor dos Transportes.
Os veículos da frota municipal tinham quase 55 mil reais de multas e atrasos na documentação, onde tem veículo com 44 multas. Apenas quatro carros estão com a documentação de 2016, o resto todo está em atraso.
Falando sobre as obras no município, o mesmo procurou as informações mas as mesmas foram barradas e só seriam liberadas se o Secretário de Finanças liberasse. Achou estranho tudo ter que passar pelas mãos do Secretário de Finanças, que nesta atual administração serve como um segundo prefeito.
Mesmo assim, Dr.Teixeira e sua equipe foi atrás das obras em nosso município e se preocupou, pois os convênios para a conclusão das mesmas estão com o prazo se vencendo e com isso as mesmas poderão não ser concluídas.
São atualmente 41 convênios firmados em obras e se não forem concluídas será dinheiro público jogado fora e a prefeitura afirmou que as obras estavam em andamento, mas foi constatado que ninguém estava trabalhando nas mesmas, um verdadeiro absurdo.
Na Limpeza Pública foi constatado que a equipe foi reduzida pela metade nesses últimos dias, causando transtornos para a população.
Dr.Teixeira notou que tudo na Secretaria de Infraestrutura estava nas mãos da Secretaria de Finanças.
Quase tudo que a equipe de transição constatou, o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) também constatou.
Dr. Teixeira disse que o prefeito Antônio Almeida irá encontrar diversas dificuldades mas tem confiança total nele que irá fazer a melhor administração já vista.
Neste sábado será levada ao ar a última entrevista com a equipe de transição do prefeito eleito Antônio Almeida e será com o coordenador geral Gleirton Dias e o advogado Jonathas Pinho.
Sintonize a rádio Carinhosa AM em 1.450 khz ou acesse na internet para ouvir: www.carinhosaam.com.br
Neste sábado será levada ao ar a última entrevista com a equipe de transição do prefeito eleito Antônio Almeida e será com o coordenador geral Gleirton Dias e o advogado Jonathas Pinho.
Sintonize a rádio Carinhosa AM em 1.450 khz ou acesse na internet para ouvir: www.carinhosaam.com.br
.



