A vacinação contra o vírus HPV passará a ser aplicada, a partir de 2017, em meninos de 12 e 13 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, que anunciou a ampliação do público-alvo da imunização nesta terça-feira (11), a mudança será uma forma de aproveitar doses restantes do grupo de meninas, que tiveram o esquema vacinal reduzido de três para duas doses.
A expectativa da pasta é que 3,6 milhões de meninos sejam vacinados no ano que vem. Segundo o Ministério, a faixa-etária de adolescentes beneficiados será aumentada gradativamente até 2020, incluindo os meninos de 9 a 13 anos.
O esquema vacinal também será de duas doses, sendo a aplicação da segunda seis meses após a primeira. Para os que vivem com HIV, a faixa etária de oferta é maior (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses.
Meningite C
O Ministério da Saúde anunciou, ainda, a ampliação da oferta de vacinas contra meningite C para adolescentes de ambos os sexos. O objetivo da pasta é reforçar a proteção contra a doença, que pode diminuir ao longo dos anos. Entre 2017 e 2020, meninos e meninas de 9 a 13 anos poderão receber a imunização, que será aplicada em dose única.
Nos dois casos, o Ministério afirma que a vacinação garantirá o efeito protetor da imunidade rebanho, ou seja, a proteção indireta de pessoas não vacinadas em decorrência da redução da circulação dos vírus.
Fonte: Diário do Nordeste