O candidato Roberto Cláudio (PDT) mantém a dianteira na preferência do eleitorado de Fortaleza com 57% dos votos válidos contra 43% do Capitão Wagner (PR), uma diferença de 14 pontos percentuais. Os dados são da primeira pesquisa Ibope neste segundo turno da disputa pela prefeitura da capital cearense.
No primeiro turno da eleição, dia 2 de outubro, Roberto Cláudio teve 40,81% dos votos válidos, correspondentes a 524.973 sufrágios e o Capitão Wagner ficou com 31,15%, equivalentes a 400.802 votos.
Ainda de acordo com a pesquisa, 7% dos eleitores da Capital pretendem votar em branco ou nulo e outros 4% se dizem indecisos. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de outubro, com 805 eleitores.
A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o número CE05035/2016.
Conforme o relatório feito pelo Ibope, Roberto Claudio destaca-se entre os eleitores com nível fundamental de instrução, notando-se, também, que quanto menor a renda familiar mensal do eleitor, maior a intenção de votar no atual prefeito. Já as intenções de voto no Capitão Wagner são bastante homogêneas nos diferentes segmentos analisado.
Na pesquisa espontânea, 47% dos eleitores responderam que votariam em Roberto Cláudio, e 35% no Capitão Wagner. Logo em seguida, dizendo quem são os candidatos, 51% dos entrevistados disseram votar em Roberto Cláudio e 38% no Capitão Wagner. 4% disseram não saber ou não responderam, e 7% optaram pelo branco ou nulo.
Fonte: Cnews