Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

53ª ExpoIguatu projeta receber 50 mil visitantes

Foi oficialmente aberta na noite de ontem a 53ª Exposição Agropecuária, Industrial e de Serviços de Iguatu (ExpoIguatu). O evento é promovido pelo Rotary Club de Iguatu, com o apoio do governo do Estado e da administração municipal e é considerado o maior e mais tradicional da região Centro-Sul.
Cerca de 50 mil pessoas devem visitar o Parque de Exposições do Rotary Club até o próximo sábado. Os organizadores têm estimativa de um volume de negócios de R$ 3 milhões. "Apesar das dificuldades causadas por cinco anos seguidos de seca, mantivemos a programação e conseguimos atrair expositores do Ceará e de outros Estados", frisou o coordenador geral, Breno Teixeira.
No fim da tarde de ontem ocorreu o desfile de cavaleiros, máquinas agrícolas e das candidatas a Rainha da ExpoIguatu. O Parque de Exposições do Rotary Club teve sua estrutura reforçada para o evento e dispõe de 89 mil metros quadrados de área e espaço para shows de 10 mil². De acordo com Breno Teixeira, todos os 63 estandes foram alugados. "É uma festa tradicional e acreditamos que os expositores farão bons negócios", frisou.
Há dezenas de bares e restaurantes para a comercialização de bebidas e comidas típicas - baião-de-dois, carne de sol, macaxeira frita e carneiro assado. A programação inclui apresentações de artistas locais no início da noite e de grandes shows com Dorgival Dantas, Beto Barbosa, Mara Pavanelly, Ítalo e Reno, Toca do Vale, Cidade Negra, César Menotti e Fabiano, Fabinho Negão e Rafaela Manville.
A presença de bois e vacas de estatura baixa da raça Santa Rosália e de pôneis chama a atenção dos visitantes. Os bovinos vieram das fazendas Curisco, em Tauá, e Jaburu, em Várzea Alegre. Os pôneis são oriundos de Recife, da Sociedade Nordestina de Criadores/Haras Santa Joana. Os passeios são um atrativo para as crianças. "Esperamos fazer bons negócios", disse o responsável pelos equinos, Haroldo Gomes.
Desafio
Apesar das dificuldades, os organizadores esperam a chegada de 400 bovinos das raças holandesas e gir, 600 ovinos e 20 cavalos Quarto de MiIha. "É um desafio manter a programação, mas não podemos deixar a tradição ser interrompida", disse o presidente do Rotary Club, Tales Teixeira. A exposição surgiu na época em que o município era um dos maiores produtores de algodão do Ceará.
O evento é promovido pelo Rotary Club de Iguatu, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Instituto Agropolo, Sebrae, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Adagri, Ematerce, Prefeitura de Iguatu e de empresas da região.
Fonte: Diário do Nordeste