Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Prefeito de Nova Olinda é encontrado morto em floresta

Nova Olinda. O prefeito deste município, Francisco Ronaldo Sampaio (PDT), foi encontrado morto, ontem, no sítio Zabelê, trecho da CE-292 entre Nova Olinda e o Crato, após ficar seis horas desaparecido na Floresta Nacional do Araripe (Flona). O corpo do gestor foi localizado por volta de 14h30 por moradores que auxiliavam às buscas. A principal linha de investigação da Polícia é de que ele cometeu suicídio, mas o delegado Diogo Galindo disse que nenhuma hipótese está descartada.
Ronaldo Sampaio havia sumido no início da manhã, quando parou seu veículo em que viajava na rodovia que liga os municípios de Crato e Nova Olinda. De acordo com informações da chefe de gabinete, Maria da Conceição Sampaio, que viajava com o prefeito, ele teria estacionado o veículo, um Toyota Corolla, no acostamento da CE e caminhado em direção à mata da floresta, sob a justificativa de que iria urinar e não voltou mais.
A chefe do gabinete esperou então, sem sucesso, o regresso do prefeito e, cerca de uma hora após ele ter saído em direção à Floresta, acionou as Polícias Militar e Ambiental e o Corpo de Bombeiros. O trabalho de buscas teve início por volta das 8h30 e contou com cerca de 50 homens, entre militares e populares, tendo o auxílio aéreo de um helicóptero.
Por volta 14h30, um agricultor residente no Sítio Zabelê encontrou o prefeito com um cinto em volta do pescoço encostado em uma árvore, distante 80 metros de onde o carro dele estava estacionado.
O subtenente Pedro Alves Neto justificou o tempo em que o corpo demorou para ser encontrado, apesar da curta distância entre o veículo e o local. "O que dificultou foi o acesso à Floresta, a mata é bastante fechada. O corpo foi encontrado próximo à Rodovia, mas o raio de busca era muito grande", explicou o PM.
O chefe do executivo municipal pode ter morrido às 8h40, "horário em que o relógio dele parou de funcionar, provavelmente, um relógio automático", conforme explicou o perito criminal Raimundo Carlos, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Segundo ele, o laudo pericial deve ficar pronto em 10 dias.
O morador Moacir Gomes de Oliveira estava há poucos metros do agricultor que localizou o corpo. "Várias pessoas saíram por conta própria para tentar localizá-lo. Eu sou amigo do Ronaldo e não esperava que a história tivesse esse desfecho, é um dia triste para o município", desabafou. Familiares e amigos contaram que nos últimos dias, o gestor apresentava sinais de depressão. "Ele estava cabisbaixo, triste", acrescentou Moacir.
Investigações
De acordo com o delegado de Polícia Civil de Crato, Diogo Galindo, responsável pelas investigações da morte do prefeito de Nova Olinda, nenhuma hipótese está descartada, apesar de a linha mais forte ser suicídio. "Vamos apurar todos os detalhes e ouvir testemunhas, inclusive, a chefe do gabinete, que viajava com ele". Diogo Galindo acrescentou que, "a posição em que o corpo foi encontrado não é a habitual de quem comete suicídio "portanto, a Polícia deve esperar o laudo do Pefoce apontando a causa da morte.
Ronaldo Sampaio deixa três filhas e a namorada dele está grávida. O sepultamento será realizado hoje, em Antonina do Norte, cidade natal do prefeito. Antes, porém, o corpo passará pela Prefeitura de Nova Olinda.