Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

Um dos maiores traficantes do mundo é preso em SP


Eduard Fernando Giraldo Cardoza, considerado um dos maiores traficantes de droga da Colômbia e Estados Unidos, está detido na Polícia Federal de São Paulo, onde chegou na madrugada desta sexta-feira (29). 

Segundo a polícia, o suspeito tem ligações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A polícia norte-americana oferecia US$ 5 milhões pela captura de Eduard, que foi preso ontem em Ribeirão Preto, no interior do Estado. Na sequência, ele deve ser extraditado para os Estados Unidos. 

Os agentes chegaram até o traficante após a Polícia Federal de Tabatinga, no Amazonas, comunicar que a mulher do bandido colombiano havia atravessado a fronteira e seguia para Ribeirão Preto, a cerca de 300 quilômetros da capital paulista.



Ao ser preso em casa, no interior paulista, o colombiano apresentou um documento falso, mas depois confirmou aos policiais que de fato era o traficante internacionalmente procurado.

Cardoza foi indiciado nos Estados Unidos em 2015, no entanto conseguiu driblar as autoridades e fugiu. A polícia agora investiga se ele atuava também em Ribeirão Preto e quem são as pessoas com quem ele tinha contato na região e, eventualmente, até em outros estados.