Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2016

Vacinas contra gripe H1N1 serão entregues a partir do dia 1º

A vacinação em campanha nacional contra a gripe A (H1N1) terá início no dia 30 de abril, porém, sexta-feira, dia 1º, a pasta começa a distribuir o imunizante aos estados. O calendário foi divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. A campanha nacional vai de 30 de abril a 20 de maio, mas, com a chegada do imunizante mais cedo, estados e municípios poderão antecipar a aplicação da forma mais conveniente. 
Segundo o Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses, o que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para o estado de São Paulo. Na capital paulista, oito pessoas morreram este ano em decorrência do vírus. No ano passado não houve registro de mortes.
A ocorrência da influenza A (H1N1) é maior no inverno. No entanto, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão.
Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre — em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.
A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.
Fonte: Agência Brasil