Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Ceará já contabiliza mais de 4 mil raios nos primeiros dias do ano

Com o maior volume de chuvas registrados nos últimos dias, aumenta também a incidência de raios no Ceará. Só a cidade de Tabuleiro do Norte contabilizou até o dia 11 deste mês cerca de 260 descargas, segundo informações da Rede Jangadeiro FM.
Este é o maior número, seguido pelos municípios de Independência, nos Inhamuns, e Mauriti, na região do Cariri. Os dados são do sistema de monitoramento da Companhia Energética do Ceará (Coelce), que contabilizou mais de 4 mil incidências neste ano.
De acordo com Marcony Melo, engenheiro de eficiência energética da companhia, a corrente elétrica busca lugares abertos e pontos mais altos.
Em 2015, 153 mil raios caíram no estado. A região norte foi a mais atingida, com destaque para o município de Granja, que registrou 9 mil descargas atmosféricas.
No Brasil, cerca de 1.700 pessoas morreram em decorrência de raios nos últimos 15 anos. O que coloca o país na 6ª colocação em vítimas fatais do fenômeno. O Ceará registrou 54 desses óbitos, e 17% das vítimas fatais estavam em casa.
Entre as principais orientações para evitar a ocorrência de acidentes está a não utilização de aparelhos elétricos ligados a tomada.
“Evitar o uso de celular, secador de cabelo, ferro elétrico, equipamentos que estejam conectados a tomada. O celular não conectado na tomada tem um risco mínimo, mas aqueles que estão conectados, a descarga elétrica ocorre sobre a rede elétrica e poderá sofrer uma descarga. Temos outra situação que é fora de casa, durante a tempestade. Evitar contatos com objetos metálicos, como cerca de arame, tubos metálicos, linhas telefônicas. Evitar estar em locais abertos, como campos de futebol, piscina, lagos, praias, árvores, postes”, explica Marcony.
Fonte: Tribuna do Ceará