Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Concursos abertos somam mais de 2 mil vagas no CE

O novo ano que se aproxima vai começar de forma positiva para quem almeja a estabilidade de uma vaga de emprego no serviço público. Somente no Ceará, pelo menos nove concursos – entre federais e municipais – estão abertos, com 2.208 vagas ofertadas. O mais recente teve os editais publicados ontem pela manhã, no Diário Oficial da União (DOU). As oportunidades são para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 600 vagas abertas em diversos estados do País, inclusive, no Ceará, para onde são reservadas 24. 
No dia 23 de dezembro, depois de muita expectativa, foi publicado, também do DOU, edital para o concurso do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS). Para o Ceará, são 29 vagas, nos níveis médio e superior, com salários atraentes, variando de R$ 5.259,87 a R$ 7.869,09. Outro concurso de grande porte será realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que irá selecionar 68 funcionários com nível superior, para compor o quadro do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, nas áreas administrativa (1), assistencial (12) e médica (55).
No âmbito municipal são cinco certames agendados, como na prefeitura de Itapipoca, que terá concurso para 722 vagas, além de Barreira (23 vagas e cadastro), Barbalha (143 vagas), Maranguape (958 vagas), Jardim (232 vagas) e Câmara de Boa Viagem (9 vagas). Para Thiago Pacífico, diretor pedagógico do curso Prime - preparatório para concursos, o que ocorre hoje é uma realidade atípica, quando se compara com o cenário de quatro anos atrás. 
Cenário
Devido à crise econômica que o País enfrenta e que, consequentemente, atinge o mercado de trabalho, os profissionais estão buscando a sala de aula para que possam se preparar e concorrer a vagas em concursos públicos. “São alunos que estão em busca do concurso público pela insegurança do mercado, em uma preocupação antecipada”, observa o professor. Neste cenário são dois os tipos de pessoas que buscam as seleções para vagas em órgãos públicos: o concurseiro profissional e o oportunista. O primeiro é aquele estudante que se prepara há meses e até anos para um determinado certame, como o do INSS. O segundo fica de olho nas oportunidades e quando surge um concurso que julga interessante, passa a se dedicar por um período específico de tempo. 
Dicas

1. Foque em uma carreira específica, por exemplo, tribunais, área fiscal ou polícia.

2. Pesquise editais e provas anteriores, para estabelecer que conteúdos são mais cobrados
 
3. Faça uma planilha de tempo disponível e encaixe os horários de estudos suficientes para atingir os objetivos

4. Priorize as matérias nas quais tem mais dificuldade de aprender. Revise muito

5. Busque todas as formas possíveis de estudo, incluindo vídeo-aulas e fóruns de concurseiros na internet.

Fonte: Jornal O Povo