Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Surfista é atacado em Pernambuco por animal marinho não identificado

O surfista Diego Gomes Mota, de 23 anos, sofreu um ataque na manhã da última terça-feira (31), em Olinda, enquanto surfava na praia Del Chifre. Apesar das suspeitas, o ataque não foi causado por um tubarão ou jacaré, como havia sido especulado. De acordo com o laudo divulgado pelo Instituto de Medicina Legal, a ferida na coxa esquerda do jovem foi causada por um animal marinho não identificado.
Diego foi socorrido pelo irmão, de moto, para a Unidade de Pronto Atendimento de Olinda e, posteriormente, transferido para o Hospital Miguel Arraes, no Paulista. Passou por uma intervenção cirúrgica das 15h20 até 17h45 e já está na enfermaria.
"Foi um animal marinho, mas não sou especialista na área e não tenho como dizer qual. Só que trabalho há muitos anos com mordida de tubarão e tenho a certeza de que não é o caso", explicou o gerente do IML, Antônio Barreto. Segundo ele, tubarão tem dentes serrilhados e arrancam pedaços nos ataques. "Tubarão e jacaré, quando atacam, cravam os dentes e arrancam pedaços. Deixam marcas na parte anterior e posterior. Diego só tem uma marca e é linear", complementou. 
De acordo com o documento da perícia, que foi realizada às 12h30 desta quarta, Diego apresenta uma ferida cirúrgica de forma ovalar, superficial, medindo no maior sentido 150 mm e uma ferida em forma de meia lua, suturada, irregular, medindo no maior diâmetro 180 mm.
Segundo o jornal Diário de Pernambuco, ainda na terça, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e o Corpo de Bombeiros afirmaram não se tratar de ataque de tubarão. De acordo com as equipes médicas, a mordida na coxa esquerda do jovem teve 20 centímetros.