Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

Prédio desaba e imóveis são isolados após forte chuva em Salvador, na BA

Um novo desabamento provocado pela chuva que atingiu Salvador na segunda-feira (27) foi registrado na madrugada desta terça (28). Um prédio de cinco andares desmoronou no bairro de Boa Vista de São Caetano. As informações são da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O temporal que atingiu a cidade na segunda-feira matou ao menos treze pessoas após deslizamentos nas regiões da Avenida San Martin e Bom Juá.
Segundo a Codesal, uma pessoa ficou ferida e três imóveis precisaram ser isolados por causa do desabamento do prédio. Não há mais detalhes sobre a ocorrência, nem sobre o estado de saúde da vítima.
Em entrevista à TV Bahia nesta terça-feira, o superintendente da Codesal, Álvaro Silveira, informou que uma família morava no prédio que desabou, mas conseguiu sair em tempo e apenas um ficou ferido, mas não está em situação de saúde grave.
“A Defesa Civil já esteve no local e nesse prédio morava uma família. E essa família, ao ouvir os estalos e rachaduras nas paredes, de imediato abandonou o prédio, que veio todo abaixo. Era um prédio de cinco andares. Um engenheiro já esteve no local e está finalizando a vistoria. O imóvel já foi notificado. Inclusive, imóveis vizinhos já foram desocupados e daí vamos ver que posição adotar”, disse.
O temporal que atingiu Salvador e provocou estragos na cidade deixou ruas e avenidas alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaque e prancha de surfe para transitar pelos bairros.
O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, ficou com as dependências completamente alagadas e pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas da unidade. Eventos e aulas foram suspensos por causa do temporal.
Treze pessoas morreram após dois deslizamentos de terra atingirem imóveis em Salvador na segunda-feira (27). As informações foram confirmadas por volta das 7h49 desta terça-feira pela Codesal. Por volta das 7h desta terça, os Bombeiros confirmaram que foi encontrado mais um corpo, que foi retirado dos escombros e levados para o Departamento de Polícia Técnica.
Na Avenida San Martin, nove pessoas morreram, entre elas o adolescente de 16 anos que foi resgatado, e outras quatro ficaram feridas. Até por volta das 7h desta terça-feira, ao menos duas pessoas ainda eram procuradas nos destroços, segundo o Corpo de Bombeiros.
Na localidade do "Marotinho", no Bairro de Bom Juá, um outro deslizamento deixou ao menos quatro mortos e três pessoas foram resgatadas com vida para o Hospital Geral do Estado (HGE).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do dia 1º de abril até segunda-feira, Salvador registrou 329,8 milímetros de volume de chuva – 6% acima da média estabelecida para todo o mês. Heráclio Alves, meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), afirmou que, em abril, o normal é 300 milímetros de chuva.