Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

Motorola Moto G foi campeão de vendas no Brasil em 2014

Não há mais como negar que o Motorola Moto G é um dos smartphones mais populares no mercado. Claro, o aparelho não conta com nenhuma especificação única ou sequer de top de linha, mas acaba se tornando um aparelho bastante vantajoso em termos de custo benefício. Nos países emergentes o aparelho fez ainda mais sucesso e não é de se estranhar que por aqui ele tenha se tornado o smartphone mais vendido no ano de 2014.

Ele conseguiu uma parcela de 18% dos aparelhos vendidos por aqui, o suficiente para tornar a Motorola a segunda maior fabricante no Brasil, passando inclusive da LG nessa disputa. A Samsung ainda permanece no topo, o que também não é de se estranhar, embora suas vendas tenham caído por aqui no ano passado, saindo de 51% para 43% de 2013 para 2014.
O Brasil acabou se tornando também um mercado muito importante para essas fabricantes, já que é o quarto maior mercado do mundo, principalmente na categoria de aparelhos intermediários. O IDC, inclusive, já fez uma predição de que a Motorola irá crescer no mercado global ainda mais durante os próximos 4 anos. Os aparelhos de entrada que custam cerca de 100 a 300 dólares e os intermediários que custam de 300 a 500 dólares irão crescer muito mais, enquanto os top de linha provavelmente permanecerão em uma estagnação, o que significa que não irão sofrer quedas.
O Moto G tem sido um grande sucesso para a empresa, e ajudou a sua marca a crescer ainda mais no mercado, cerca de 118% no ano passado. Embora ela ainda esteja um pouco para trás, o que se espera no futuro é que a Motorola acabe se destacando cada vez mais, principalmente agora debaixo das asas da LeNovo. O Moto G é o aparelho mais vendido pela empresa e um dos motivos para fazer tanto sucesso por aqui é o preço mais em conta, em uma faixa média de 800 reais, em comparação com por exemplo, o iPhone 6 que custa uma faixa de 3.000 reais.
A maioria dos consumidores que optam pelo Moto G são da nova classe média, que aumentaram sua renda nos últimos anos. Antes do Moto G chegar ao mercado, esses consumidores optavam por smartphones mais simples, e por isso com o advento de um smartphone com especificações tão boas e com um preço tão em conta, sua escolha seja óbvia. E isso chamou a atenção de alguns competidores, inclusive da Samsung, que lançou o Galaxy Gran Prime Duos com um preço semelhante ao Moto G da Motorola para competir no mercado. Sem contar que a Xiaomi também está chegando ao país, trazendo uma diversidade de aparelhos de alta qualidade com preços mais em conta.