Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2015

Lava-Jato: Delator diz que deputado cearense era interlocutor de Calheiros

anibal_ferreira_gomes
O ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em sua delação premiada envolveu o nome do deputado cearense Aníbal Ferreira Gomes (PMDB) no esquema de propina da Petrobras. Segundo Costa, o parlamentar cearense seria o “interlocutor” do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), no recebimento de propina.

Segundo Paulo Roberto, o cearense se apresentava como “representante” de Renan. As informações foram publicadas pelo site do jornal O Estado de S. Paulo, nesta terça-feira, 4. O deputado Anibal Gomes nega as acusações. Ele admite conhecer o ex-diretor da Petrobras, mas que não tinha proximidade com ele. O deputado disse não entender como seu nome foi citado nas investigações.
Segundo O Estado de S. Paulo, a propina paga ao presidente do Senado teria “furado” o teto de 3% estabelecido como limite dos repasses a políticos no esquema de cartel e corrupção desbaratado pela Operação Lava Jato. De acordo com a publicação, Aníbal Gomes teria participado, entre 2007 e 2008, do processo que resultou na contratação da empresa Serveng-Civilsan pela Petrobras, na época em que Costa ocupava a Diretoria de Abastecimento.
O deputado cearense teria intermediado, o pedido de Renan Calheiros, para que a empresa integrasse o grupo de empreiteiras que atuavam nas áreas estratégicas da Petrobras. A Serveng-Civilsan  seria uma das empreiteiras que construiria as obras da Refinaria Premium I, orçada em R$ 20 bilhões, no Maranhão.