Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Planalto anuncia Juca Ferreira como novo ministro da Cultura

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (30) que o ministro da Cultura no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff será o sociólogo Juca Ferreira. Ele ocupou a mesma pasta entre 2008 e 2010, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
A atual ministra da Cultura é Ana Cristina da Cunha Wanzeler, que desde novembro, após o pedido de demissão de Marta Suplicy, está no posto interinamente. No Facebook, Marta criticou a escolha de Ferreira.
Segundo informou o Blog da Cristiana Lôbo, o jornalista e escritor Fernando Morais chegou a ser cogitado para a Cultura, mas o PT defendeu a nomeação de Juca Ferreira, atual secretário municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Com Ferreira, somam 25 os novos ministros já anunciados para o segundo mandato de Dilma. Faltam 14. A cerimônia de posse da presidente será na próxima quinta-feira (1º), quando ela assinará os atos de nomeação dos 39 ministros.
O anúncio dos ministros do segundo mandato da presidente Dilma começou em 27 de novembro, com a equipe da área econômica: Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central). Em 1º de dezembro, o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) foi confirmado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Na semana passada, o Planalto começou a divulgar listas com os nomes dos novos ministros, entre os quais Kátia Abreu (Agricultura), Jaques Wagner (Defesa), Cid Gomes (Educação) e Eduardo Braga (Minas e Energia). Nesta segunda-feira (29), outra leva de ministros foi divulgada, com os nomes de Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Gilberto Occhi (Integração Nacional) e Ricardo Berzoini (Comunicações), entre outros.
Para a próxima quinta (1º), está programada cerimônia de posse de Dilma. O cronograma incluirá desfile em carro aberto, discursos no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto e recepção no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, com ministros e convidados internacionais.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência que informou sobre a escolha de Juca Ferreira para a Cultura.
NOTA OFICIAL

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje que  o sociólogo Juca Ferreira será o novo ministro da Cultura.

A presidenta agradeceu a dedicação da ministra interina Ana Cristina da Cunha Wanzeler.
A posse do novo ministro será no dia 1º de janeiro.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República

Equipe de ministros do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (Foto: Editoria de Arte / G1)