Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Passagem de cargo entre Cid e Camilo terá transmissão na TV

Três cerimônias oficiais constam na agenda de amanhã do novo governador do Ceará, Camilo Santana (PT): a cerimônia de posse do Executivo Estadual, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE); a transmissão de cargo no Palácio da Abolição e a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff (PT) em Brasília. A novidade, em 2015, será a transmissão ao vivo da passagem de cargo entre Cid Gomes (Pros) e Santana pela TV aberta.  
A primeira solenidade está prevista para às 9 horas, no Plenário 13 de Maio da AL-CE. Camilo e a vice-governadora, Izolda Cela (Pros), serão recebidos por líderes dos partidos na Casa e aguardarão serem convocados pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), para prestar juramento e assinar termo de compromisso no Plenário. Após os procedimentos protocolares, é facultado discurso a Camilo Santana.
Segundo a coordenadora do cerimonial da Assembleia, Teresa Borges, os assentos do plenário foram reservados para as autoridades e parentes do futuro governador e sua vice. Os demais convidados poderão acompanhar a cerimônia nas salas contíguas ao plenário e mezanino ou por meio de telões instalados no Auditório Murilo Aguiar e nas salas de comissões técnicas.
 Ao vivo
Da Assembleia, Camilo e Izolda seguem para o Palácio da Abolição, onde será realizada a cerimônia de transmissão de cargo entre Cid e o novo governador, prevista para as 10 horas. O ato será iniciado com ato ecumênico nos jardins do Palácio. Em seguida, Cid fará pronunciamento final como governador, após oito anos no cargo. 

No local, após Cid, Camilo deve discursar mais longamente e conceder entrevista à imprensa. O novo governador empossará ainda o secretariado de sua gestão, anunciado na última segunda-feira.
A cerimônia será aberta ao público e terá transmissão ao vivo, pela primeira vez, na TV Ceará. O encerramento contará com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará.
A previsão é de que, por volta do meio-dia, Cid, Camilo e outras autoridades políticas embarquem para Brasília, onde acompanharão a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff.
O roteiro do evento inclui desfile em carro aberto, cerimônia no Congresso, discurso ao povo no Palácio do Planalto, posse de ministros e termina com uma recepção no Palácio Itamaraty.
Na ocasião, Cid Gomes é automaticamente empossado como Ministro da Educação. No entanto, a cerimônia de posse no ministério está prevista para a sexta-feira, 2. 
Números 
26 secretários divulgados serão empossados no dia 1° de janeiro 
Serviço
Transmissão de cargo
Quando: 1° de janeiro, às 10h
Onde: Palácio da Abolição
Como assistir: TV Ceará, canal 5, TV aberta 
Saiba mais 
Cantores
O encerramento da cerimônia de posse na Assembleia Legislativa terá os cantores Aparecida Silvino e Marcos Lessa. 
Bloqueios
Conforme assessoria do novo governo, serão feitos bloqueios nas ruas do entorno do Palácio da Abolição. No entanto, para evitar transtornos, os bloqueios acontecerão em curto espaço de tempo. Os detalhes devem ser divulgados hoje.

Segurança

Não está prevista segurança ostensiva para os eventos. O objetivo, segundo o governo, é ter a presença da população sem transtornos. 
Posse de Cid
O governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT), segundo sua assessoria de imprensa, deve permanecer em Brasília até a sexta-feira, 2, para a posse de Cid Gomes como ministro da Educação do governo Dilma.

Fonte: Jornal O Povo