Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ex-parlamentar é condenado a prisão perpétua na China por crimes de corrupção

Corrupção China
Liu Tienan foi condenado a prisão perpétua nesta quarta (10) em um julgamento próximo a capital Pequim. Junto com o filho, o homem teria recebido mais de U$ 5 milhões em propina de empresas
FOTO: REUTERS
Um ex-vice-chefe da principal agência de planejamento da China foi condenado à prisão perpétua, nesta quarta-feira (10), por um escândalo de propinas que expôs a corrupção nos altos níveis do governo e envolveu várias empresas, incluindo a Toyota Motor Corp. 
O juiz presidente da corte da cidade de Langfang, na província de Hebei, disse que Liu Tienan, que foi demitido do cargo de vice-chefe da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma no ano passado, uma posição com status de ministro, "violou a integridade das funções dos trabalhadores da nação". 
sentença foi anunciada por um tribunal perto de Pequim. 
Liu, de 60 anos, confessou em setembro ter recebido propina envolvendo diversas empresas, incluindo uma joint venture da Toyota.
Os promotores acusaram Liu e seu filho, Liu Decheng, de terem recebido 35,6 milhões de iuanes (5,74 milhões de dólares) em suborno em negociações com várias empresas.
Liu foi a primeira autoridade com nível ministerial a encarar uma investigação depois que Xi Jinping se tornou o líder do Partido Comunista no final de 2012 e lançou a mais agressiva campanha anticorrupção na China em décadas.
Xi prometeu caçar tanto os "tigres" do alto escalão como as "moscas" em sua luta contra um problema difundido que, segundo ele, pode ameaçar inclusive o regime do Partido Comunista.
Outro caso
Em um julgamento sem ligação realizado também nesta quarta na cidade de Guangzhou, no sul, Zhang Xinhua, ex-gerente-geral da estatal Corporação Industrial e Agrícola de Baiyun, foi condenado à morte por envolvimento em casos de suborno e apropriação indébita no valor de 65 milhões de dólares, disse a agência estatal de notícias Xinhua.
O governo da China também lançou uma série de investigações no setor de energia, que resultou na queda de várias autoridades da Administração Nacional de Energia e da empresa estatal China National Petroleum Corporation (CNPC).