Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Estado de saúde de Ariano Suassuna se agrava e situação é instável

O estado de saúde do escritor Ariano Suassuna se agravou e "a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada", informou um boletim médico divulgado pela assessoria do Real Hospital Português, na noite desta terça-feira, 22. O escritor permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, no Recife, em coma e respirando com a ajuda de aparelhos.
Suassuna teve um AVC hemorrágico na última segunda-feira, 21, e foi submetido a cirurgia de emergência. Ele foi internado por volta das 20 horas de segunda com sangramento intracraniano. Em agosto do ano passado, Suassuna foi internado com um quadro de aneurisma cerebral, detectado em ressonância magnética.

Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Entre suas diversas obras, estão "O auto da compadecida" e o "O Santo e a porca".

Em 1942, ele se mudou para o Recife, onde vive atualmente. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

"O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deram origem à minissérie "A pedra do reino".

Após série, "O Auto da Compadecida" foi lançado como filme, com Matheus Nachtergaele no papel de João Grilo e Selton Mello como Chicó.