Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Análise: Dilma aposta na propaganda na TV para tentar vencer o primeiro turno


Dilma Rousseff terá o maior tempo de propaganda eleitoral na televisão entre os candidatos a presidente. De acordo com estimativas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a petista terá 11 minutos e 48 segundos de espaço, quase três vezes mais do que o tucano Aécio Neves, com 4min31s.

De acordo com o índice Band, Dilma tem 50% dos votos válidos e está no limite para conquistar a vitória no primeiro turno das Eleições. Segundo a professora Jacqueline Quaresemin de Oliveira, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a propaganda na TV será a principal estratégia da campanha petista.

“Esse tempo era uma questão estratégica para os candidatos, principalmente para a Dilma, que busca a reeleição. A composição das alianças do PT visa à ampliação do tempo de horário eleitoral. A TV ainda é o meio que mais penetra nos lares”, comenta Jacqueline, que também é diretora da Opinare Pesquisa & Consultoria.



A propaganda na TV, que começa no dia 19 de agosto, ainda não foi superada pelas redes sociais da web, como afirma Jacqueline. “Nosso índice de exclusão digital ainda é grande. Acredito que as redes sociais passarão a assumir uma importância maior no futuro. A propaganda na televisão ocorre no horário nobre, que tem um alcance inegável.”

Jacqueline também destacou a atuação dos petistas para conseguir uma ampla coligação, o que garantiu o bom tempo de TV. “Desde o Lula, o PT tem um campo de alianças ampliado. O objetivo é vencer um processo eleitoral. Por isso o partido faz concessões à medida que quer ter esses espaços dentro da estrutura de poder ampliado.”

Fonte: Band News