Índice de educação no Ceará |
||||
---|---|---|---|---|
Piores índices |
Melhores índices |
|||
Fortaleza | 136,3 | Meruoca | 267,8 | |
Icó | 136,6 | Mucambo | 263,4 | |
Morada Nova | 138,9 | Nova Olinda | 258,9 | |
Quixadá | 141,3 | Abaiara | 257,3 | |
Itapipoca | 142,9 | Porteiras | 254,1 | |
Camocim | 143 | Cariré | 251,7 | |
Santa Quitéria | 145 | Varjota | 249,1 |
Fortaleza teve o mais baixo desempenho na educação entre os 184 municípios do
Ceará segundo o índice Spaece-Alfa, divulgado nesta terça-feira (20). A
cidade de Meruoca, no interior do Ceará, obteve o maior índice, com
267,8 pontos, enquanto Fortaleza somou 136,3 pontos no índice.
Em relação ao 2º ano, um acompanhamento do desempenho entre os anos de
2007 e 2013 demonstra que 81,6% dos estudantes do Ceará são
alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era de
39,8%. Segundo o Governo do Estado, com esse resultado é possível
verificar que as crianças estão mais preparadas para os anos seguintes
da educação básica.
Em 2013, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua
Portuguesa, o percentual de alunos das redes municipais no nível
adequado subiu para 31,1%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em
Matemática, era de 3,5% e passou para 20,5%.
As informações estão relacionadas aos resultados das avaliações da
alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática, ao término do 5º ano, realizadas em 2013, pelo
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). De acordo
com o levantamento, 99.569 alunos do 2º ano e 122.526 do 5º ano do
Ensino Fundamental de 4.550 escolas públicas participaram da avaliação
externa da Secretaria da Educação (Seduc), que identifica e analisa o
nível de desempenho dos estudantes.