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quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fortaleza tem pior desempenho na educação em índice do Ceará



                                                                                 Índice de educação no Ceará
                                                                                   Piores
                                                                                   índices
Melhores
índices
Fortaleza 136,3 Meruoca 267,8
Icó 136,6 Mucambo 263,4
Morada Nova 138,9 Nova Olinda 258,9
Quixadá 141,3 Abaiara 257,3
Itapipoca 142,9 Porteiras 254,1
Camocim 143 Cariré 251,7
Santa Quitéria 145 Varjota 249,1 
 
Fortaleza teve o mais baixo desempenho na educação entre os 184 municípios do Ceará segundo o índice Spaece-Alfa, divulgado nesta terça-feira (20). A cidade de Meruoca, no interior do Ceará, obteve o maior índice, com 267,8 pontos, enquanto Fortaleza somou 136,3 pontos no índice.

Em relação ao 2º ano, um acompanhamento do desempenho entre os anos de 2007 e 2013 demonstra que 81,6% dos estudantes do Ceará são alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era de 39,8%. Segundo o Governo do Estado, com esse resultado é possível verificar que as crianças estão mais preparadas para os anos seguintes da educação básica.

Em 2013, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos das redes municipais no nível adequado subiu para 31,1%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,5% e passou para 20,5%.

As informações estão relacionadas aos resultados das avaliações da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao término do 5º ano, realizadas em 2013, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). De acordo com o levantamento, 99.569 alunos do 2º ano e 122.526 do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.550 escolas públicas participaram da avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc), que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes.