Silvana Araújo, Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acopiara, concedeu entrevista para a Rádio Carinhosa AM (1.450 khz) neste sábado (24) dentro do programa "Cidade Alerta" que foi ao ar ao meio-dia com a apresentação do radialista Wilson Filho.
Vários assuntos foram abordados e o primeiro foi sobre o impasse no reajuste dos professores.
Segundo Silvana, tanto o Sindicato como a categoria dos professores cederam ao aumento de 8,5% enviado pela Prefeitura, só que agora o problema já se tornou um embate entre os poderes Executivo e Legislativo.
Disse estar lamentando em que pé se encontra essa problemática pois só quem perde é a categoria dos professores.
ENTENDA O CASO:
O projeto de Lei enviado pelo Prefeito tem o Artigo 2º que retira o poder da Câmara Municipal de aprovar ou desaprovar aumentos salariais concedidos pelo Executivo.
Os vereadores de oposição afirmam que não podem perder o direito de lutar pelo aumento salarial digno do servidor municipal.
Outro assunto destacado durante a entrevista foi a questão do pagamento para os professores dos 40% restantes do salário do mês de dezembro de 2012.
De acordo com a Presidenta do Sindicato, foi entrado com um pedido para bloquear o valor referente a 330 mil reais que é justamente o valor restante dos 40% do salário de dezembro de 2012 dos professores.
Silvana informou que o Ministério Público deu parecer favorável ao Sindicato, mas infelizmente Acopiara carece de juízes titulares e por isso espera que um juiz venha poder dar o aval para o bloqueio das contas municipais.
Agora é esperar ou o bloqueio do valor em dinheiro ou a Prefeitura pagar o que deve aos professores.
Foi falado também sobre a convocação dos classificáveis do último concurso público municipal.
Silvana disse que quem está de fora não conhece a realidade das coisas, pois o Sindicato ao se aprofundar no assunto constatou que para os classificáveis serem chamados a prefeitura deve abrir vagas.
No momento não existem vagas e sim carência de servidores, ou seja, por isso a grande demanda de prestadores de serviço.
O Prefeito deverá então abrir vagas nos quadros da administração fazendo com que os classificáveis possam ser realmente efetivados.
Fica agora nas mãos da Prefeitura e vale destacar que o prazo final de validade do último concurso público de Acopiara é dia 04 de julho de 2014.
Silvana Araújo falou também sobre uma reunião que foi realizada com os vigilantes da Prefeitura que pleiteiam receber gratificação por "risco de morte", coisa que não recebem.
O Sindicato irá também encampar essa luta para favorecer os vigilantes.