Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alunos da Urca descobrem espécie de lagarto no interior do Ceará

Professores e alunos do curso de biologia da Universidade Regional do Cariri, no interior do Ceará, descobriram uma nova espécie de lagarto na cidade de Santana do Cariri. O animal tem cerca de 25 centímetros da cabeça à ponta da cauda e um tom amarelado, diferente das demais espécies de lagarto da região.
O professor da Urca e coordenador da pesquisa que levou à descoberta do lagarto, Robson Ávila, explica que o animal já havia sido visto por moradores em cidades do Nordeste, mas é estudado pela primeira vez em um centro e pesquisa.
“Nós tínhamos apenas um exemplar que veio de Santana do Cariri há muito tempo, que recebemos de doação. É uma surpresa para gente porque ele é muito raro aqui no Nordeste. Ele foi descrito inicialmente no Piauí e depois na Serra das Confusões, aqui no Ceará, isso prova que a gente ainda tem ainda muito a conhecer, a descobrir sobre os anfíbios e répteis aqui da região”, diz Robson Ávila.
A espécie recebeu o nome científico Stenocercus squarroses e um espécime viva é criado na Universidade Regional do Cariri para estudo. “A gente vem desde 2011 trabalhando com répteis e anfíbios da região, inclusive com moradores explicando a importância da preservação desses animais. A gente vai trabalhar com a genética, como esses animais se reproduzem e o que eles comem”, explica o coordenador.