A Série B do Campeonato Brasileiro tem de definido, na parte de cima da tabela, apenas os seus dois primeiros colocados. Palmeiras campeão, Chapecoense vice. As vagas de terceiro e quarto lugar prometem ser disputadas até o final dos 180 minutos que restam para a competição. A vitória do Figueirense sobre o ASA, ontem, por 2 a 0, deixou tudo ainda mais embolado. Icasa e Ceará vão fazer de tudo, hoje, para não largar o sonho da vaga na próxima Série A. Nesta missão dos cearenses, vencer é obrigação e estar atento aos outros resultados torna-se ato de precaução.
O Verdão do Cariri entra na rodada com 59 pontos em 36 jogos disputados. Foram 19 vitórias até aqui. A situação o credencia como o representante cearense com um passo à frente na luta pelo acesso. Caso vença a Chapecoense, no Romeirão, às 15h20min (horário de Fortaleza), chegará aos 62 pontos que garantem seguimento no G-4. Vencendo os dois últimos jogos que restam na Segundona, não há o que a equipe de Sidney Moraes temer. Seis pontos garantem o acesso inédito do Icasa.
Conquista inédita para a equipe juazeirense, incomum quando se trata de times do interior nordestino. Se o Verdão selar a vaga para o Brasileirão 2014, se tornará a primeira equipe fora das capitais do Nordeste a conquistar a vaga nos últimos 28 anos. O Icasa poderá repetir o feito de Central de Caruaru-PE e Treze-PB, que subiram ao principal campeonato nacional em 1986.
Ceará: eficiência e torcida
O caso do Alvinegro de Porangabuçu é mais delicado. Com o técnico Sérgio Soares no comando, o Ceará faz a melhor campanha do returno: 12 vitórias, seis empates e três derrotas. Mas,ainda paga o preço das oscilações do início da competição. Hoje na briga pelo G-4, precisa vencer e torcer para que Sport e Icasa não somem três pontos neste sábado.
O Vovô tem 59 pontos acumulados, mas soma menos vitórias do que os concorrentes diretos à zona de classificação da Série B. Assim, necessariamente precisa aproveitar as oportunidades de vitória e ‘secar’ os adversários, para que fiquem com menos um resultado positivo nesta acirrada reta final.
A confiança do Vovô é no bom aproveitamento nos últimos jogos. O time emplacou quatro vitórias seguidas. Mas, se o embalo for abaixo com uma derrota ou empate nesta 36ª rodada, não necessariamente a vaga está perdida. Se os outros concorrentes também perderem, a decisão de acesso, no dia 30 de novembro, ganhará tons ainda mais dramáticos. Pois, aí, o Ceará terá de ganhar e clamar pela caveira de todos.