Nas minhas andanças pela cidade de Acopiara, há dias atrás tive a alegria de me encontrar ocasionalmente com um amigo dos velhos tempos, quando estudávamos em Fortaleza. Ele já universitário cursando a faculdade de direito da UFC onde se bacharelou, curso este , o qual alguns anos depois, tive o prazer de cursar por dois longos anos, não o terminando por motivos de força maior. Refiro-me do Dr. Edmilson Alves conterrâneo de uma época que não volta jamais, onde tudo era motivo para uma homérica farra.
Não éramos ricos, mas com os parcos recursos que possuíamos, vivíamos, embora regrados, contudo bem felizes, felicidade esta que muitas vezes não sabíamos que eramos. E aí cabe agradecimentos aos nossos pais que nos proporcionavam a nossa doce vida de estudantes do interior do Estado.
Pois bem meu amigo Edmilson, conhecido na época, popularmente como "Baraba do Isidoro", você me solicitou que escrevesse um artigo sobre um assunto polêmico denominado Terceira Via Política em Acopiara. Não vou escrever um artigo jornalístico sobre o assunto, mas apenas tecer comentários e o que penso sobre o tão comentado buchicho político do momento.
Em primeiro lugar meu caro Dr.Edmilson, quero afirmar que não sou contra a ideia, acho que para a política é muito bom, a pluralidade de partidos e grupos políticos e de fundamental importância para o exercício da democracia. O eleitor tem mais opção, tem poder de escolher o candidato que melhor se enquadra no seu pensamento ideológico. O difícil mesmo, é se implantar de um momento para o outro uma terceira via política num município como Acopiara, onde impera uma política complexa e os grupos políticos são formados ao longo dos anos, nunca de um momento pra outro.
Há mais de vinte anos que milito na política de Acopiara e constatei a existência de dois grupos que se debatem pelo poder. De um lado os "Almeidas" hoje liderados por Antônio Almeida Neto e que teve como fundador a figura inesquecível do saudoso Chico Sobrinho. Do outro lado os "Uchôas de Albuquerque" liderados pelo saudoso Dr. João Uchôa, Inicialmente aliados do Grupo "Almeida" se desmembraram depois e formaram um grupo independente dos mais respeitados em Acopiara. Acoplados a este grupo estiveram entre outros o Sr.Antônio Gaspar do Vale e inclusive o atual gestor do município. A herdeira deste feudo político a Dra. Sheila Diniz, é hoje aliada ferrenha dos "Almeidas", unidos por laços políticos e consistentes laços de amizade.
A conclusão que se chega é que em Acopiara hoje existe um grupo político forte e solidificado por muitos anos de existência, desde o tempo do saudoso Chico Sobrinho, atualmente chefiado por uma liderança forte o ex-Prefeito por três gestões, Antônio Almeida Neto, comanda nove vereadores e uma coligação de nove partidos preparados para as novas batalhas políticas que virão.
Do outro lado, ainda em gestação, com problemas de relacionamentos internos, existe o grupo político do atual gestor que comanda apenas seis vereadores. Portanto dois grupos teoricamente se vislumbram no cenário político de Acopiara, ficando claro que todas as grandes lideranças políticas do município já estão enquadradas nestes dois grupos existentes. Significando dizer que uma terceira via ou uma terceira vertente política se torna inviável tanto na teoria como na prática. Mesmo porque para criação de uma terceira via política carece lideranças fortes, apoio popular, demanda tempo e trabalho árduo e respaldo financeiro indispensável a toda e qualquer empreitada na vida. Dai a minha conclusão final: Não tenho nada contra a criação de uma terceira via política. Acopiara pode até estar carente dela, porém não vejo a menor possibilidade de se concretizar, a inviabilidade é patente na conjuntura atual. O cenário político atual não admite, não comporta e não enquadra a Terceira Via Política no município de Acopiara. É loucura ou tolice se pensar no momento atual neste projeto. isto é o que penso no momento, sobre o assunto, sem tirar e nem por.
Um abraço amigo a todos e até o próximo "Grito na Escuridão".
Róbson Diniz
.jpg)