Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Explosões na Maratona de Boston deixam mais de 100 feridos e três mortos


Duas explosões deixaram vários feridos durante a Maratona de Boston. Segundo a CNN, há pelo menos 3 mortos confirmados e 132 feridos. A primeira vítima identificada é uma criança de 8 anos. De acordo com testemunhas, uma das explosões ocorreu na porta do hotel Fairmont Copley. A polícia determinou a evacuação total da área. Os corredores que ainda não haviam terminado a corrida foram instruídos a deixar o local da prova antes da linha de chegada.

Segundo o jornal Washington Post, oito dispositivos de bombas foram encontrados em Boston. Os dois que explodiram na linha de chegada da Maratona, outro que estaria na Bibliotece JKF e mais cinco espalhados pela cidade.

De acordo com as informações dos hospitais da cidade, ao menos 10 pessoas perderam algum membro do corpo após a explosão. Outros 17 feridos estão em estado crítico. Para o FBI, isto é um indício que o explosivo estava no chão e isto colaborou para que as pessoas tivessem problemas nos membros inferiores.

As explosões ocorreram por volta das 14h45 do horário dos Estados Unidos (15h45 no Brasil) e segundo o produtor da CNN, Matt Frucci, "primeiro subiu uma grande fumaça e 10 segundos depois, uma grande explosão". 

A polícia de Boston afirma ter encontrado mais dois explosivos na região da maratona, além de outro artefato na cidade.  Por volta das 17h35 (horário de Brasília) a nova explosão aconteceu na Biblioteca John F. Kennedy, um dos maiores pontos turísticos da cidade. As autoridades ainda não confirmam a ligação entre as explosões. Porém, o twitter da Biblioteca afirma que houve um incêndio no prédio novo. As autoridades da cidade já interrogaram algumas pessoas, mas nenhuma está sob custódia.



"Vi duas explosões. A primeira foi depois da linha de chegada. Ouvi um barulho muito forte e vi a fumaça subindo", relatou o repórter Chris Cassidy, do diário local, que estava correndo a maratona. "Eu continuei correndo e ouvi outro barulho muito forte atrás de mim. Parecia ser numa lata de lixo ou algo parecido. Havia pessoas atingidas com fragmentos, com ferimentos", relatou o repórter do Boston Herald.

Vários espectadores foram levados para os hospitais da região e a polícia local encontrou um terceiro artefato nas proximidades da linha de chegada. Não existe um número exato de vítimas. O FBI está no local para limpar a área e fazendo uma varredura procurando mais bombas. As redes de telefones fixos e móveis da cidade estão congestionadas, mas a AP afirma que no escritório da agência, é possível fazer ligação.


Durante coletiva de imprensa, o governador do Estado de Massachusetts, Deval Patrick afirmou: 'Este é um dia horrível para Boston'. A maratona é disputada em um feriado estadual, o 'Patriot's Day'. "Meus pensamentos e minhas orações estão com as pessoas que estão feridas. Recebi mensagens de apoio do presidente e de nossos líderes para com a cidade e ao prefeito Thomas Menino".