Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Chuva de granizo atinge o município de Itatira


O município de Itatira, no Sertão Central do Ceará, teve chuva de granizo na última quinta-feira (31). Com ajuda de celulares, os moradores da cidade registraram o fenômeno. Na comunidade de São Gonçalo, algumas casas tiveram o telhado afetado. 

Apesar do granizo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de apenas 11 milímetros em Itatira, nas últimas 24h.

Granizo é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo. É possível, dentro da maioria das tempestades, o granizo ser produzido pelas nuvens. Sua formação requer ambientes de forte movimento para cima da atmosfera da tempestade (semelhante aos furacões) e baixa altura do nível de congelamento. 

O granizo geralmente cai em maior velocidade à medida que cresce em tamanho, embora fatores complicadores, como a fusão, o atrito com o ar, o vento e interação com a chuva e outras pedras possam retardar sua descida pela atmosfera da Terra. Avisos de tempo severo são emitidos quando atingem um tamanho prejudicial, pois podem causar danos graves a construções, automóveis e, mais comumente, à agricultura. Com informações Cnews.