Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2018

PREFEITO DE ACOPIARA ANTÔNIO ALMEIDA CONFIRMA PRESENÇA NO SEMINÁRIO PREFEITOS CEARÁ 2018

Gestores (prefeitos, secretários, assessores) dos 184 municípios cearenses confirmaram presença no Seminário Prefeitos Ceará 2018, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho próximos, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, no Pavilhão Leste. Neste ano, o evento tem como tema central "Governança e Transparência". Palestras, exposição de estandes, painéis e debates integram a programação do evento.

"A expectativa para realização e participação dos gestores é grande", pontuou o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, que destacou a importância do Seminário. "Uma boa gestão deve ter planejamento e, com certeza, o evento vai permitir aprofundar as temáticas e a troca de ideias, de informações entre técnicos e gestores".

São esperados cerca de 500 gestores, já que o Estado é o 12º maior do País em número de cidades e o sexto do Nordeste, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a organização do evento, trata-se do maior encontro de autoridades locais do Estado.

Em tempo: O prefeito de Acopiara Antônio Almeida Neto confirmou presença no evento.

Abordagens

Os promotores do evento mostram que os gestores necessitam de capacitação e de definir de forma eficiente a aplicação dos recursos, que têm sido cada vez mais escassos. Neste ano, a programação está mais ampla, em comparação com a edição anterior. Os principais assuntos que norteiam o cotidiano dos municípios cearenses serão abordados.

"A programação está rica, com temas relacionados com os interesses dos municípios", pontuou o prefeito de Cedro e vice-presidente da Aprece, Nilson Diniz. "Acredito que será um bom momento de discussão sobre os desafios que as cidades enfrentam", completou.

O Seminário Prefeitos Ceará é uma promoção da Prática Eventos e do jornal Diário do Nordeste, em parceria com a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino (Funcepe) e realização do Instituto Future, Aprece e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). O patrocínio é do Banco do Nordeste (BNB), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), Indaiá e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Esplam e Prefeitura de Fortaleza.

Destaques

No dia 4, o evento será aberto às 9 horas, com palestra magna do governador Camilo Santana. Em seguida, o presidente do TCE, Edilberto Pontes, abordará o tema "Controle e Governança Pública na Era da Transparência". Depois, haverá a entrega da Medalha Américo Barreira, por meio da Aprece.

Dois painéis estão programados para o primeiro dia, no período da tarde: "Governança Pública Municipal" e "Transparência Pública", com demonstração de casos concretos. Na ocasião, o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, aborda as perspectivas futuras nos municípios acerca das duas temáticas.

Os casos concretos referem-se ao desempenho da Escola de Ensino Fundamental Emílio Sedim, em Sobral, por apresentar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, com palestra do secretário de Educação do Município, Herbert Vasconcelos; e de uma unidade de educação de Frecheirinha, abordado pelo prefeito, Carleone Júnior de Araújo. O tema Transparência Municipal será abordado por Priscila Lima de Castro, do TCE.

Jornal na Sala de Aula

No dia 5, pela manhã, será apresentado o projeto Jornal na Sala de Aula, uma iniciativa do Diário do Nordeste, pelo coordenador, Cleyton Queiroz. Em seguida, haverá palestra sobre a temática "Descomplicando a Captação de Recursos e a Gestão de Projetos", por Karlo Medeiros. Depois segue um debate sobre o tema "Impactos do Planejamento Estratégico para os Municípios".

"Planejamento Estratégico Participativo na Melhoria da Governança e Promoção do Desenvolvimento Municipal" é a temática da palestra que será proferida por Lauro Chaves Neto, presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon). "Planejamento de Médio e Longo Prazos" será a temática abordada pelo técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), José de Paula Barros Neto.

A programação matutina se estende com painéis sobre "Gestão Inteligente de Cidades e Desenvolvimento Sustentável" que terá como palestrante, Hermano de Carvalho, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e "Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS)", por Eliene Brasileiro, assessora da Aprece. Encerrando as atividades da manhã, será tratado o tema "Energia Renovável, Solar, Aplicada à Gestão Pública", por Pedro Alves.

A programação vespertina será aberta com a palestra sobre "O Novo Fundeb", por Mariza Abreu, consultora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em seguida, haverá um painel acerca da "Ouvidoria no Setor Público", que contempla três palestras: "O papel e o Avanço das Ouvidorias no Estado do Ceará", por Flávio Jucá, secretário de Estado e chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará; "Controle Social e Participação Cidadã", por Roberto Vieira Medeiros, superintendente da Controladoria Regional da União no Ceará; e "Ouvidoria do TCE: Aspectos de Fiscalização e Orientação", por Davi Barreto, ouvidor do TCE.

O evento será encerrado com a palestra "O impacto da Lei Eleitoral na Gestão dos Municípios", do advogado André Costa.