O Brasil poderá ter duas novidades para enfrentar o Chile, sábado, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Uma é certa: Fernandinho vai substituir Paulinho no Mineirão. A outra é uma possibilidade: no segundo tempo do coletivo desta quinta-feira, que terminou empatado em 2 a 2 na Granja Comary, Maicon atuou no lugar de Daniel Alves.
Desde o início, Luiz Felipe Scolari confirmou a troca no meio-campo que era quase certa desde que Fernandinho entrou no intervalo da goleada por 4 a 1 sobre Camarões, participou de um gol e fez outro. Com a nova formação, Felipão exigiu dos atletas que marcassem a saída de bola no campo de ataque.
- Pressão lá, pressão lá - gritou para que tirassem espaços na cobrança de um lateral na defesa reserva.
A “blitz” sobre os adversários, característica marcante na Copa das Confederações, foi retomada na última partida, diante dos africanos. Deu certo no primeiro gol, quando Luiz Gustavo fez o desarme no meio de campo e cruzou para Neymar abrir o placar, e no quarto, em que Fernandinho fez pressão, Oscar roubou a bola, tabelou com Fred e devolveu para o volante marcar*. No treino, foi justamente o jogador do Manchester City quem propiciou o lance inicial de perigo ao fazer o bloqueio e começar a jogada que terminou com a finalização do centroavante na trave.