Por recomendação médica, o Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, desistiu de viajar para Brasília nesta terça-feira (24) onde participaria da convenção nacional do partido Republicano da Ordem Social (Pros), marcada para ocorrer às 14 horas, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. Na ocasião será definido o nome do candidato ou candidata à Presidência da República que terá o apoio do partido.
Cid Gomes se sentiu mal e desmaiou durante a convenção do Partido Democrata Trabalhista (PDT) no fim da manhã do domingo (22), no Clube Náutico Cearense, no Bairro Meireles. Em abril deste ano, o governador também desmaiou no meio de um discurso na inauguração de uma policlínica em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará. De acordo com os médicos que o atenderam, nas duas ocasiões, a causa dos desmaios foi a mesma: queda na pressão arterial.
O Governador Cid Gomes será representado na Convenção pelo vice-governador, Domingos Filho. Na comitiva, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, e os deputados estaduais Mauro Filho e Zezinho Albuquerque, bem como o presidente estadual do Pros, Danilo Serpa e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. A presidente Dilma Rousseff também deve participar da convenção do Pros.
A convenção estadual do Pros está marcada para às 9 horas do domingo (29) no Ginásio da Faculdade Ary de Sá, em Fortaleza. Outros partidos da base aliada do Governador devem fazer convenções em conjunto com o Pros. Na mesma data, ocorrerá a convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), no Ginásio Aécio de Borba, no Bairro Benfica. O PMDB deve confirmar o nome do senador Eunício Oliveira para o Governo do Estado.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), termina na segunda-feira (30) o prazo para que os partidos políticos realizem convenções destinadas à deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos para as Eleições Gerais de 2014.