A Casa do Milagres de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi destruída durante um incêndio na madrugada desta sexta-feira (23). A propriedade era um dos pontos turísticos religiosos mais procurados por visitantes e romeiros por abrigar fotos, imagens de santos e objetos que simbolizavam ex-votos e graças alcançadas.
Segundo o relato de vizinhos da propriedade, as velas deixadas acesas pelos pagadores de promessas podem ter ocasionado o fogo. “Eu percebi que a vela [com mais de um metro de altura] tinha cedido e pego no banco de madeira, um banco muito antigo. E do banco, já estava chegando à cruz, uma cruz de madeira”, conta a comerciante Maria das Graças, a primeira a perceber o incêndio.
Maria das Graças disse ter pedido ajuda à família para chamar vizinhos e o Corpo de Bombeiros, mas o fogo se espalhou rapidamente. O teto de telha da propriedade desabou, os bombeiros levaram cerca de duas horas para apagar as chamas. “A gente se criou vendo essa casa, as promessas, as coisas antigas que tinha aí. Acabou tudo, acabou tudo”, lamentou a comerciante.
Em meio a destruição deixada pelo fogo, a integridade da imagem de gesso de Nossa Senhora das Dores chama a atenção dos fieis. Apesar de ter desabado da parede onde estava fixada, a imagem não sofreu danos sérios, restaurando a fé da população e do proprietário da casa, que já decidiu reconstruí-la. “A gente continua na missão, recebendo os ex-votos, as graças alcançadas de todo o nordeste”, disse José Bezerra, dono da Casa dos Milagres que já existe há 77 anos.