Cinco candidatos vão disputar a presidência do PT Ceará no Processo de Eleições Diretas (PED) deste ano: Antônio Ibiapino, Eudes Baima, Francisco de Assis Diniz, Guilherme Sampaio e José Maria Castro. As inscrições das chapas foram sacramentadas.
O PED 2013 será realizado no dia 10 de novembro e, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno no dia 24 de novembro. Os filiados do partido também vão eleger os novos dirigentes do Diretório Nacional e dos Diretórios Municipais do PT.
Dos cinco candidatos, o favorito na disputa interna será Francisco de Assis Diniz que já foi presidente da CUT-Ceará e hoje dirige o SINE-IDT. Ele é o candidato do deputado José Guimarães, líder do PT na Câmara dos deputados. Os mais otimistas apostam que Diniz terá, no estado, cerca de 70% dos votos. A vitória cantada em prosa e verso colocará no tabuleiro de xadrez da sucessão de 2014 na condição de Bispo, José Guimarães.
No PT de tantas alas, todos têm uma certeza: Guimarães será peça chave para a definição da chapa majoritária que disputará com chances reais de vitória a eleição do ano que vem. Ele dará as cartas dentro de sua agremiação. Com este cacife e enorme poder de articulação política, Guimarães é o nome do PT para a disputa ao senado. O que ele precisa, no devido tempo, é combinar com o eleitor. Sem combinar, o plano de trocar a Câmara pelo Senado pode virar uma quimera.
PS. Guimarães pode fazer o PT continuar de mãos dadas com os Ferreira Gomes, ou selar aliança com o PMDB em apoio a Eunicío Oliveira candidato a governador, caso haja o rompimento do peemedebista com o clã dos FG. Quem viver verá.
O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, considera que o capitão Wagner é o melhor nome não só do PR, mas como da própria oposição, para ser candidato a governador em 2014. “Ele é novo, tem ideias arejadas, bom orador e com bom conteúdo, além de tocar o dedo na ferida da atual administração que é a segurança”, observa Pessoa. O ex-prefeito já decidiu que será candidato a deputado estadual. Ele e a filha que já tem cadeira na Assembleia Legislativa.
O presidente regional do PC do B, Carlos Augusto Diógenes, o Patinha, defenderá, quando da conversa que o partido terá com o governador Cid Gomes sobre eleições 2014, o nome de Inácio Arruda para disputar a reeleição ao senado. Todos sabem, no entanto, que é puro mise-en-scéne. Afinal de contas um senador da república que tira 1,8% de votos numa eleição para prefeito de Fortaleza não pode falar grosso em canto nenhum.
Aliás, o senador Inácio Arruda, disse uma fonte à coluna, já anda pedindo a prefeitos amigos votos para deputado federal. Como João Ananias não abre mão de concorrer a reeleição, irá mais uma vez para o sacrifício o deputado Chico Lopes.
O neguim como é carinhosamente chamado pelos amigos é um autêntico soldado do PC do B e não chiará com o rebaixamento para a segunda divisão da disputa política.
O complicado será fazer o deputado Lula Moraes desistir de concorrer a reeleição ao parlamento estadual. Historicamente o PC do B só tem contingente eleitoral para eleger um deputado estadual. E se for coligado com algum partido para atingir o coeficiente eleitoral. Quem vai tirar o bode da sala?
O neguim como é carinhosamente chamado pelos amigos é um autêntico soldado do PC do B e não chiará com o rebaixamento para a segunda divisão da disputa política.