O Corpo de Bombeiros confirmou no final da noite desta terça-feira (27) que localizou o corpo da oitava vítima do desabamento de um prédio em obras na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. O corpo estava em local de difícil acesso e foi resgatado dos escombros por volta das 3h. No total, 26 pessoas foram resgatadas com vida e levadas a hospitais da região.
O desabamento total do prédio de dois pavimentos ocorreu por volta das 8h30. A estimativa é que mais de 35 pessoas estavam na obra no momento do acidente.
Até o início da manhã desta quarta-feira (28), os bombeiros procuravam ainda por duas pessoas desaparecidas. Segundo o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, equipes trabalham em pontos com indícios de vítimas. Segundo ele, uma betoneira que tinha cimento fresco pode indicar que trabalhadores estavam naquele ponto. Além disso, os outros dois pontos foram definidos com indicações dos cães farejadores.
Por volta das 6h15, uma máquina retroescavadeira era usada para retirar os escombros e facilitar o trabalho dos bombeiros. Segundo o tenente coronel Adilsvon Silva, do Corpo de Bombeiros, a máquina trabalha na parte da frente do terreno, onde não há mais possibilidade de vítimas. As tentativas de localizar os dois desaparecidos se concentram mais ao meio da área, onde houve o colapso da estrutura. A corporação usa ferramentas para retirar os escombros, num "trabalho manual, com equipamentos manuais", explicou Silva em entrevista ao Bom Dia São Paulo.
Segundo o comandante Reginal Repulho, do Corpo de Bombeiros, existem vãos entre os escombros que permitem aos dois desaparecidos continuar respirando - a corporação acredita poder resgatá-los com vida. Repulho informou ainda que pode haver mais vítimas entre os escombros que não foram reclamadas por seus parentes. Segundo ele, muitos dos trabalhadores da obra vieram de outros estados e moravam sozinhas em São Paulo.
A obra era irregular e já tinha sido multada em mais de R$ 100 mil, segundo a Prefeitura de São Paulo Antes de começar a construção da loja, o terreno abrigava um posto de gasolina.