Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Chuvas no Rio deixam pessoa morta e estragos em 3 regiões


As fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde a noite de quarta-feira causaram estragos em cidades da Baixada Fluminense, da região serrana e do Sul do Estado. Segundo a Defesa Civil, uma pessoa morreu. A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, na Baixada, onde a pessoa morreu no distrito de Xerém e três rios transbordaram, provocando alagamentos em diversos bairros. 
Muitas pessoas tiveram de deixar suas casas, mas o total de desalojados deixou de ser divulgado. A Defesa Civil enviou colchonetes e cobertores ao local. Em Petrópolis, as sirenes de alerta foram acionadas ainda na madrugada e alertaram a população. Houve o transbordamento de dois rios, o Bingen e o Piabanha, e registro de escorregamento de barreiras em diversos bairros, como Independência, Siméria e São Sebastião.

Os moradores de Teresópolis também foram alertados pelo sistema de sirene na madrugada. De acordo com as autoridades locais, o rio Paquequer transbordou e 50 pessoas ficaram desalojadas, sendo das regiões de Vale da Revolta, Perpétuo, Rosário, Caxangá e Pimentel. Em Angra dos Reis, oito casas desabaram e deixaram 32 pessoas desalojadas. Já em Mabucaba, o número de desalojados já chega a 100.

Em fevereiro de 2011, deslizamentos de terra decorrentes das chuvas mataram mais de 902 pessoas em Teresópolis. Já em dezembro de 2010, uma forte chuva atingiu Angra dos Reis e deslizamentos de terra mataram 53 pessoas. (das agências de notícias)
As fortes chuvas são comuns nessa época do ano no Rio de Janeiro com o registro de desastres naturais causando muitas vítimas. Mesmo diante disso, o poder público não tem sido capaz de evitar o drama de centenas de famílias.