Já recebeu alta o homem que levou 400 ferroadas de abelhas em Juazeiro do Norte. Ele e outras quatro pessoas foram atacadas no sábado(24) em uma rua do Centro da cidade.
O Corpo de Bombeiros adverte para os seguintes cuidados que as pessoas devem ter para não serem atacadas por abelhas, pois caso seja alérgica pode até morrer:
Não use perfume, sabonete, loção pós-barba e spray fixador para cabelo
Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo à colméia
Não grite: as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos
Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo à colméia
Preste atenção ao zumbido característico de um enxame
Tenha cuidado ao entrar em local que possa abrigar colméia
Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados
Para remover colméias, chame os bombeiros, um apicultor ou firma especializada
Como regra geral, mantenha-se afastado de todo enxame ou colméia. Se encontrar alguma, afaste-se imediatamente. Ao correr, trate de proteger o rosto e os olhos, tanto quanto possível. Refugie-se num carro ou casa. A água (mergulhar no rio) e a vegetação densa não oferecem proteção suficiente. Não fique parado e nem trate de sacudir-se ou afugentá-las: os movimentos rápidos (e os sons agudos) provocam que as abelhas piquem. Ao ser atacado, se você não tiver um pano (lenço, toalha, etc.) para cobrir a cabeça, faça-o com a própria camisa. As picadas nas costas e no peito que você deverá levar serão menos graves do que as que ocorreriam no rosto. Uma medida preventiva recomendável é levar sempre no bolso um capuz de pano ou de tela de mosquiteiro.
Uma pessoa alérgica vai apresentar os primeiros sintomas 3 a 4 minutos após receber a(s) picada(s): dificuldade de respirar, pele avermelhada e até desmaio. Nesses casos, o melhor é não tentar atender em casa, mas levá-la ao Hospital para os Primeiros Socorros, o quanto antes.
No caso do rapaz em Juazeiro do Norte que foi ferroado centenas de vezes, um pedaço da colméia caiu de uma árvore no exato momento em que ele e outras pessoas passavam no local, fazendo com que as abelhas atacassem a todos que estavam por perto.
