Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Governadores chegam a Brasília na 5ª e reúnem-se com Lula na 6ª


Os 27 governadores se reunirão na próxima sexta-feira (27/1), às 9h30, no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro do mandatário com os governadores foi prometido pelo petista ainda na campanha eleitoral. A ideia é que eles apresentem ao menos três demandas de obras ou financiamentos de programas estaduais.

Alguns governadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já confirmaram presença, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), e o do Acre, Gladson Cameli (PP).

Antes, na quinta-feira (26/1), os governadores terão uma reunião reservada, pelo Fórum dos Governadores, a ser realizada no Centro de Convenções Brasil 21, às 17h.

O primeiro encontro de Lula com os chefes dos Executivos estaduais ocorreu em 9 de janeiro, um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O encontro fez parte das movimentações de Lula para mostrar a força das instituições democráticas, ante aos ataques às sedes dos Três Poderes.

Na ocasião, Lula disse a governadores que o intuito do encontro era “prestar solidariedade ao país e à democracia”. O presidente fez diversas críticas à Polícia Militar do Distrito Federal e a generais das Forças Armadas que foram omissos e coniventes com os vândalos bolsonaristas que depredaram prédios públicos.

Fonte: Metrópoles