Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

IGUATU: Jiboia morre queimada e outra é resgatada com vida em incêndio


Bombeiros regataram duas jiboias durante uma ação de combate a um incêndio em área de mata na zona rural de Iguatu, na região centro-sul do Ceará, na tarde desta quinta-feira (14). Uma das serpentes não resistiu aos ferimentos e morreu no local, já a outra não ficou ferida.

Segundo o sargento Diniz, do quartel de do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Iguatu, que participou do resgate com o cabo Adalto, as jiboias estavam na vegetação e uma delas foi atingida pelo fogo. O bombeiro gravou um vídeo mostrando os animais e alertando sobre os prejuízos causados a fauna e a flora com os incêndios em vegetações.

"Tiramos do fogo, mas não conseguimos trazê-la com vida. A gente vai devolver essa agora a natureza, mas fica aí o tamanho dos prejuízos para o meio ambiente, não somente a vegetação, mas a fauna também é atingida muitas vezes por conta da imprudência de alguns, em atear fogo criminalmente ou imprudentemente", disse o sargento Diniz.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os agentes foram acionados por volta das 16h, para combater o fogo em uma vegetação no Sítio Amapá. Durante a ação, foram utilizados aproximadamente 60 litros de água para conter o fogo.

A jiboia, é uma espéciede serpente grande e não peçonhenta. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o réptil tem comportamento pacífico e pode chegar a ter quatro metros de comprimento.

Após o resgate, a jiboia que sobreviveu foi solta em uma área longe do incêndio. Durante a soltura, ela rastejou em direção a um riacho, após escapar do fogo.

Fonte: G1