Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

PF indicia Michel Temer e mais dez pessoas em relatório do inquérito dos portos

A Polícia Federal entregou nesta terça-feira seu relatório final sobre o inquérito dos Portos que investiga o presidente Michel Temer (MDB) ao STF. O ministro Luís Roberto Barroso —que é o relator do caso— despachou o documento para a Procuradoria Geral da República que tem até 15 dias para se pronunciar sobre o caso. Além do presidente, a PF indiciou também outras dez pessoas.

O inquérito dos Portos foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo antigo procurador da República, Rodrigo Janot após delação de executivos do grupo J&F que, entre outras coisas, denunciou o pagamento de propina a agentes públicos. Entre os possíveis beneficiados estão Temer e o seu ex-assessor, Rodrigo Rocha Loures. Desde de novembro de 2017, o delegado da PF, Cleyber Malta Lopes investiga se empresas do setor portuário pagaram propina em troca de um decreto presidencial. Temer nega que o decreto tivesse essa finalidade.

O decreto em questão ampliou de 25 para 35 anos o prazo de contratos de concessões de empresas portuárias, podendo chegar a até 70 anos. A defesa de Michel Temer se limitou a informar que ainda não teve acesso ao relatório da PF. Veja a lista dos indiciados:

1. Michel Miguel Elias Temer Lulia
2. Rodrigo Santos da Rocha Loures
3. Antônio Celso Grecco
4. Ricardo Conrado Mesquita
5. Gonçalo Borges Torrealba
6. João Baptista Lima Filho
7. Maria Rita Fratezi
8. Carlos Alberto Costa
9. Carlos Alberto Costa Filho
10. Almir Martins Ferreira

Fonte: Yahoo Notícias