Durante reunião dos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB) com o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, na tarde desta quinta-feira (24), foi liberado um Total de R$ 40 milhões para obras hídricas no estado do Ceara. A liberação atende a pedido do Governador Camilo Santana. O recurso será viabilizado diretamente para a Defesa Civil do Estado.
Segundo o deputado Danilo Forte (PSB), o presidente Michel Temer (PMDB) virá ao Estado em 8 de dezembro anunciar a ação o investimento.
"Por determinação do presidente Michel Temer estamos tendo a oportunidade, junto com os senadores Eunício e Tasso, de fechar mais um pacote de ações e benefícios para a Região Metropolitana de Fortaleza, para o Ceará, preocupados com a seca, que há cinco anos aflige esta Região. Serão liberados mais R$ 40 milhões, que serão repassados ao Governo do Estado para diversas obras na Região Metropolitana, que possam captar água e garantir distribuição para a população", afirmou Helder Barbalho.
Camilo Santana esteve no mês passado em Brasília participando de reuniões com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, e dirigentes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Na pauta dos encontros, que foram viabilizados pelo deputado André Figueiredo (PDT), estava a situação emergencial da seca no estado e a paralisação da transposição do rio São Francisco no estado.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), cerca de 75% do território do estado está no estágio de seca extrema ou seca excepcional. O retrato desse cenário pode ser observado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a partir da passagem do estágio de seca moderada, em agosto, para seca grave neste mês de outubro. Ao todo, os 153 açudes existentes estão com apensas 8% de capacidade.
Fonte: Cnews