Páginas

sábado, 17 de novembro de 2018

Morre Aldyr Schlee, idealizador da camisa verde e amarela para a seleção brasileira

Morreu na noite da última quinta-feira o responsável pela criação da camisa verde e amarela da Seleção Brasileira, Andyr Schlee, aos 83 anos. Acumulando várias funções durante a carreira, o gaúcho nascido em Jaguarão venceu um concurso que serviria para determinar as cores do uniforme do Brasil em 1953, três anos depois do Maracanazo.

A ideia do concurso criado pelo jornal Correio da Manhã em 1953 era substituir o branco que era utilizado nas roupas da Seleção na final da Copa do Mundo de 50, quando o país acabou derrotado para o Uruguai. Cartunista na época, Schlee participou da competição e projetou o uniforme da equipe com a camisa amarela, calção azul e meias brancas.

A ideia ilustrador de imprensa, artista gráfico, escritor e jornalista foi a vencedora da premiação, lhe rendeu uma quantia equivalente a R$ 20 mil além de um estágio no jornal.Um ano depois dessa eleição, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) oficializou o modelo com as cores que utilizamos até os dias de hoje na Seleção.

Aos 83 anos – faria aniversário no dia 22 –, Schlee estava internado no Hospital Beneficiência Portuguesa de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, há 10 dias, depois de dez anos lutando contra um câncer de pele. Com informações Gazeta Esportiva.