Páginas

domingo, 18 de novembro de 2018

Adutora do Trussu rompe novamente e deixa Iguatu sem água neste domingo; é a quarta vez em 10 dias

A adutora do Trussu rompeu novamente e deixou a cidade de Iguatu sem água neste domingo, 18. É o quarto vazamento observado neste mês de novembro. Os operários já estão desde cedo trabalhando para fazer o conserto da rede tubular, mas ainda não há previsão de quanto os serviços serão concluídos.

De acordo com Marcílio Cosme, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu, o rompimento ocorreu por volta da meia noite de sábado para domingo, no sítio Volta, próximo à parede do reservatório. “O sistema de água já foi desligado e já estamos sem água neste domingo”, disse Marcílio Cosme. “Infelizmente é uma notícia nada agradável”.

Desde cedo que equipes técnicas trabalham na localização do vazamento e conserto do cano. “Não temos hora para parar”, frisou Marcílio Cosme. Este é o quarto rompimento ocorrido neste mês de novembro. O primeiro foi no último dia 7. Na semana passada, houve dois seguidos, terça-feira e quarta-feira e agora este de sábado para domingo. Todos os casos, ocorreram próximo à Vila de Suassurana.

Ponto crítico

Cerca de 99% dos vazamentos ocorrem no entorno da Vila de Suassurana. De acordo com o superintendente do SAAE, Tácido Cavalcante, a troca da adutora entre Suassurana e o Açude Trussu tem custo de aproximadamente R$ 4 milhões. Toda a adutora em sua extensão de 22 km tem custo de cerca de R$ 20 milhões. O SAAE sempre prefere a troca de toda a adutora, em vez de priorizar o segmento crítico onde se verificam os vazamentos.

Volume

O açude Trussu acumula apenas 4,5% de sua capacidade e se não houver recarga na próxima quadra chuvosa (fevereiro a maio) dificilmente terá condições de fornecer água com qualidade a partir de junho de 2019.

Audiência Pública

Nesta terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Iguatu promove audiência pública com o objetivo de discutir a situação do Açude Trussu, qualidade da água e quantidade, condições de abastecimento das cidades de Iguatu e Acopiara. Com informações Diário do Nordeste.