segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Bolsonaro chega a 59% dos votos válidos em pesquisa BTG Pactual


Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das intenções de votos válidos para presidente da República e Fernando Haddad (PT) tem 41%, afirma a mais recente pesquisa BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (15). O dado se refere ao cenário estimulado. 

Considerando a totalidade dos dados, ou seja, registrando os votos brancos, nulos e o número de indecisos, o ex-capitão do Exército ainda assim tem o apoio de mais da metade do eleitorado: 51%. Fernando Haddad (PT), aparece com 35% das intenções. Brancos e nulos são 5%. Já os que disseram que não votariam em ninguém somam 6%. Não sabem ou não responderam 3%.

De todos os perfis avaliados, o candidato petista só venceria em três: os eleitores do Nordeste, os que ganham até 1 salário mínimo e os jovens com idade entre 16 e 24 anos.

Voto definitivo

Dos eleitores que votam em Bolsonaro, 94% dizem que a decisão é definitiva. Ou seja, não devem mudar o voto. Entre os que preferem Haddad, 89% não devem mudar o voto. 76% dos que dizem votar em nenhum ou ninguém, e 69% dos que responderam branco ou nulo não devem alterar a decisão. A média de voto definitivo é de 90%.

Rejeição

Bolsonaro também tem a menor rejeição entre os dois candidatos. 38% dos entrevistados disseram que não votariam nele "de jeito nenhum". Os que nunca votariam em Haddad são 53%. Outros 54% disseram que "poderiam votar" no candidato do PSL e 39% no petista. Dizem não conhecer Bolsonaro 8% e Haddad, 7%. Não sabem ou não responderam 1% para ambos.

O Instituto FSB Pesquisa, que realiza o levantamento para o BTG Pactual, entrevistou 2 mil eleitores por telefone com idade com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação.

Os dados foram colhidos entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Fonte: Diário do Nordeste